TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Perceber?

Trabalho Universitário: O Que é Perceber?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Não existe uma fórmula para perceber e lidar com o ser humano, pois ele é singular e imprevisível. Suas reações são as mais variáveis e compreende-lo no seu conjunto é uma tarefa quase impossível. Nesse momento entra o papel do profissional de atendimento, que antes mesmo de procurar entender os clientes, tanto o externo quanto o interno (nossos colegas de trabalho) necessita saber administrar as suas próprias emoções.

O que é perceber?

A percepção é o modo como o indivíduo organiza e interpreta a informação que vem através dos sentidos. Os órgãos dos sentidos como sabemos são 5: Visão, Audição, Olfato, Tato e Paladar.

Mas a percepção não é apenas um processo fisiológico. Os sentidos irão receber os estímulos e interpretar de acordo com os nossos valores, Crenças e Historia de Vida. Por isso, diferentes pessoas têm percepções variadas de uma mesma situação. Ver uma pessoa correndo na rua pode representar alguém que esteja atrasado, alguém correndo para pegar o ônibus ou mesmo correndo de um assalto, vai depender da percepção de quem esta vendo e do conjunto circunstancial envolvido.

Não deixe que seus medos, sua posição social, seus preconceitos, raiva, entre outros, influenciem no seu profissionalismo. É preciso desenvolver a capacidade de enxergar de outro ângulo a questão sem ficar mobilizado pelo próprio julgamento. Veja este exemplo, de como deveríamos ver as pessoas:

“De todas as pessoas que eu conheço, a mais sensata vem a ser o meu alfaiate, pois todas as vezes que eu o visito ele me tira novas medidas. Ao passo que as demais pessoas tiram minhas medidas uma única vez e já acham o suficiente para um julgamento eterno.”

O que é Comunicação?

Comunicação é um processo que consiste em transmitir a uma ou mais pessoas, idéias ou sentimentos, com o objetivo de atingir a sua compreensão.

Existem várias formas com as quais nos comunicamos uns com os outros. Os diversos gestos com os membros, as expressões faciais, o tom e o timbre da voz, entre outros. É importante que esta comunicação esteja em sintonia e que as expressões faciais e gestos mostrem o que realmente se fala com palavras e com a voz.

A comunicação eficaz é fundamental para o atendimento. Portanto, é preciso a compreensão desse processo para que se possa obter um atendimento de qualidade.

A comunicação deve estar focado para três públicos diferentes - funcionários, clientes externos e visitantes - é para o público interno que a empresa realiza um trabalho mais abrangente, pois o departamento de Comunicação tem a desafiadora tarefa de deixá-lo informado e integrado com a organização. Para manter os profissionais informados, as ferramentas de comunicação mais comuns são: jornal interno; quadros de avisos (atualizados semanalmente); News Diárias (cada diretoria tem um dia da semana para divulgar suas notícias) e a Intranet (site interno somente com notícias a Empresa e que prevê a inclusão digital de todas as unidades), memorandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com