TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Personalidade

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

CAP 1: O QUE É PERSONALIDADE?

Existem poucas palavras na nossa língua com tanto fascínismo para o publico em geral como o termo personalidade. Quando temos informações corretas sobre os indivíduos, podemos predizer seu comportamento de modo razoavelmente preciso e compreender os motivos subjacentes a esse comportamento, particularmente se levarmos em conta a circunstância social em questão.

Como e por que os indivíduos se comportam de maneiras distintas. Os psicólogos da personalidade tendem a evitar reflexões filosóficas ou religiosas abstratas concentrando-se, em vez disso, nos pensamentos, sentimentos e comportamento de pessoas reais.

A psicologia da personalidade pode ser defendida como estudo cientifico das forças psicológicas que tornam as pessoas únicas (self). A personalidade tem oito aspectos principais, que nos ajudam a compreender a natureza complexa do indivíduo. Primeiramente esse indivíduos é influenciado por aspectos inconscientes, forças que estão na consciência imediata. Em segundo lugar, o individuo é influenciado pelas forças do ego, que oferecem um sentimento de identidade ou self. Em terceiro lugar, umas pessoa é um ser biológico e temperamental. Em quarto lugar, as pessoas são condicionadas e moldadas pelas experiências e pelo ambiente à sua volta. Em quinto lugar, as pessoas têm uma dimensão cognitiva; elas pensam e interpretam ativamente o modo ao seu redor. Em sexto lugar, um individuo é um conjunto é um traços, habilidades e predisposições específicos , não há como negar que cada um de nós tem determinadas capacidades e inclinações. Em sétimo lugar, os seres humanos têm dimensão espiritual em relação à própria vida, que os enobrece e os induz a ponderar sobre o significado de sua existência. Em oitavo lugar, a natureza do individuo é uma interação continua entre as pessoas e determinado ambiente.

Por meio do conhecimento proporcionado pela psicologia da personalidade – teorias clássicas e pesquisas modernas -, respostas significativas sobre a personalidade são viáveis.

A psicologia da personalidade oferece as ferramentas para começarmos a compreender as pessoas são como são. Como se descobríssemos que as pessoas obesas tendem a ser mais simpáticas, essa correlação positiva não nos informaria porque essa relação existe. Será que tem alguma implica que faz com que determinadas pessoas tentem a serem mais felizes? Alimentação farta e excesso de peso tornam a pessoa mais feliz? Será que as pessoas felizes, por não se preocuparem com a aparência ganham peso? Ou será que as pessoas obesas ocultam a solidão fazendo de conta que são simpáticas? Ou ouras pessoas, por acreditarem que os obesos são simpáticos? Quais são as relações causais?

Muitas teorias sobre personalidade originam-se de observações meticulosas e da introspecção de pensadores criteriosas. Abordagens dedutivas sobre a personalidade, em que as conclusões sucedem de maneira logica as premissas ou suposições. Na dedução, usamos nosso conhecimento sobre “leis” ou princípios psicológicos básicos a fim de compreender cada uma das pessoas.

Na abordagem indutiva sobre a personalidade porque os conceitos são desenvolvidos com base no que e revelado por observações cuidadosamente coletadas. A indução parte dos dados para a teoria. A dedução é frequentemente caracterizada como um processo de raciocínio “de cima para baixo”, que parte de generalizações para casos específicos. Na indução que funciona de maneira oposta, o raciocínio ocorre de ”baixo para cima” .

Na pratica, quase todas as teorias sobre personalidade abrangem alguns elementos de todas essas abordagens. Todas as teorias desenvolvem-se em parte por dedução, em parte por indução e em parte por analogia. Essa linha de raciocínios leva-nos a uma importante questão: vários comportamentos serão prognosticados e poderão ser explicados, ao mesmo tempo por varias teorias sobre a personalidade. Uma teoria confiável sem duvida será abrangente (explicará vários fenômenos), parcimoniosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com