TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Sniffy Pro

Por:   •  8/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PSICOLOGIA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Profª Tauane Cristina do Nascimento Silva

RELATÓRIO DO ESTUDO REALIZADO COM O PROGRAMA “SNIFFY, O RATO VIRTUAL”

Turma 2º A

GIOVANA SILVERIO OLIVEIRA 752502

HELENA DE OLIVEIRA GOMES BARRANCO 743404

2º Semestre

Santo André, 2022


  1. INTRODUÇÃO

1.1. Objetivo do Estudo

A psicologia tem como objeto o ser humano e uma das suas abordagens é a analise do comportamento que estuda o comportamento humano em relação a interação organismo e ambiente, assim suas questões iniciais foram se o individuo tem de fato o poder de uma ação em seu meio social ou se está apenas         obedecendo oque é determinado.

A filosofia do comportamento conhecida como behaviorismo explica que as ações tomadas pelos seres humanos não são direcionadas a partir de um código moral criado e sim por situações que resultaram em reações especificas que aumentam ou diminuem a repetições de certos comportamentos.

Essas repetições segundo a análise do comportamento são obtidos pelos reforçamentos que podem ser entendidos como respostas a ações de um indivíduo que estimulam seus comportamentos como por exemplo; toda vez que uma criança faz birra por algum objeto no mercado e seu responsável lhe entrega para parar o comportamento; pois assim a criança entende que toda vez que fizer a birra, pode vir ganhar o que quer.

E para que um comportamento pare de se repetir ou comece a existir se usa técnicas como a extinção e a modelagem, assim o objetivo de estudo desse artigo é explicar como isso é possível, utilizando o experimento do programa “Sniffy, o rato virtual versão Pro 3.0”, como base desse trabalho.


  1. MÉTODO

2.1. Detalhamento do Sujeito Experimental

O sujeito experimental é colocado em uma espécie de gaiola e fica sem comida por um tempo, pois só assim é possível testa-lo já que ele é manipulado por sua fome. O sujeito experimental é virtual e é do aplicativo “Sniffy, o rato virtual versão Pro 3.0”, por ser considerado abusivo utilizar um ser vivo dessa maneira.

2.2. Detalhamento do Material Usado

        O material usado é o programa “Sniffy, o rato virtual versão Pro 3.0” que é se passa em uma caixa onde 40 sequencias de movimentos baseados em um vídeo de um rato em uma caixa, igual ao do aplicativo, onde tem uma barra que se apertada se disponibiliza o alimento para o animal.

2.3. Síntese dos Procedimentos Realizados

O experimento e as anotações por meio de tabelas e cronômetro são os procedimentos realizados que tiverem a duração de dois dias e em cada dia foram utilizadas em média duas  horas diretas.

  1. RESULTADOS

3.1. Resposta Inata –  treino de observação

           O experimento foi iniciado com a observação e registro do comportamento em seu nível inato, isto é, ainda sem interação ou modificações no ambiente que pudessem alterar o comportamento natural do sujeito experimental. Para isso utilizamos um período de 15 minutos, onde foi observado comportamentos inatos como levantar, farejar, limpar-se e eventualmente, tocar a barra.        

Tabela 1.1 - Quantidade de Comportamentos Apresentados Pelo Sujeito Experimental no tempo de 15 minutos.

Minuto

Levantar

Farejar

Pressionar

Limpar-se

1

3

2

5

3

2

4

6

5

1

6

6

11

2

7

3

4

0

8

0

5

0

9

2

4

0

10

5

5

0

11

2

6

0

7

12

5

7

0

5

13

7

4

0

5

14

4

5

0

3

15

6

4

0

7

3.2. Nível Operante – associação de estímulos

O passo seguinte do experimento consistiu na observação e registro da realização do condicionamento operante, foi oferecido alimento logo após a liberação de um som ao pressionar a barra, toda vez que o sujeito experimental se aproximava da barra, gerando a associação som-alimento. Para esta etapa do experimento foi necessário um período de 13 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (568.7 Kb)   docx (487.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com