TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sniffy Pro Resumo

Por:   •  23/8/2023  •  Resenha  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA MARIA

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

AMANDA LAYSSE DA SILVA FEITOSA

PÉROLA PÂMELA PESSOA ROLIM

WESLA DE OLIVEIRA LIMA RODRIGUES

SNIFFY: O RATO VIRTUAL: VERSÃO PRO 3.0

        Os psicólogos acreditam que observar como os experimentos são preparados e os dados são colhidos tem um papel preponderante no estudo do comportamento humano e animal. Entretanto, em virtude do alto custo para se desenvolver os experimentos nas faculdades, os cursos que discutem esses fenômenos de aprendizagem o fazem apenas por meio de aulas expositivas que não proporcionam ao aluno a experiência das práticas em laboratório.

O Sniffy Pro, que é um programa de computador e foi criado com intuito de ser uma maneira acessível e humana de proporcionar aos alunos um acesso prático aos principais fenômenos dos condicionamentos clássico e operante frequentemente discutidos nos cursos de psicologia, surgiu em virtude de três razões: a primeira, o elevado custo para se manter caixas operantes e tudo que as envolve, a segunda, o fato de algumas pessoas considerarem que o uso de animais vivos para fins de ensino, viola os princípios éticos de tratamento humano dispensados aos animais e a terceira, o fim do isolamento dos alunos, que com ele poderão visualizar o fascinante conjunto de fenômenos comportamentais.

O Sniffy, o rato virtual, foi desenvolvido a partir de um videoteipe de um rato vivo de laboratório alocado em um compartimento de vidro, em meio a várias sessões e horas de gravação, em que seus movimentos espontâneos foram selecionados e resultaram em 40 sequências de comportamento de curta duração. Posteriormente, após ajustes operacionais, o programa produziu quase 600 quadros de animação que mostram o rato em diferentes posturas e orientações.

Ele proporciona a preparação e execução de uma variedade de experimentos de condicionamentos clássico e operante que permite o aluno colher e dispor de dados que simulam o modo como os psicólogos trabalham em seus laboratórios. Ele apresenta ainda alguns aspectos da aprendizagem que não conseguiríamos observar em um animal vivo. Pois, diferente do rato real, que tem sua aprendizagem resultante das interações bioquímicas entre bilhões de neurônios no cérebro, o programa Sniffy usa um conjunto de circuitos eletrônicos do computador para explicar a aprendizagem em animais e pessoas reais. O que é considerado uma vantagem, pois, por meio da simulação pelo computador o programa pode ser programado para simular certos processos psicológicos e exibir os processos simulados, permitindo, assim, o desenvolvimento de um conjunto de telas denominadas janelas da mente.

Tais janelas demonstram a interação entre o comportamento do Sniffy e os eventos da caixa operante, fazendo com que o programa prepare experimentos, registre e mostre dados comportamentais de modo similar ao dos psicólogos, e observe como os processos psicológicos de Sniffy operam. Além do mais o programa permite determinar a natureza do processo de aprendizagem do rato em algumas situações.

        Entretanto, apesar dos processos psicológicos e os fenômenos comportais vistos no Sniffy resultarem de características de organismos vivos, há alguns aspectos irrealistas a respeito do rato: como o fato de Sniffy não se saciar com o alimento como aconteceria com um rato real e com o fato dos ratos reais aprenderem as coisas bem lentamente e o Sniffy aprender em menos de uma hora.

Porém, os psicólogos consideram que fazer o Sniffy aprender de modo rápido e irrealista nessas situações lhe possibilitam uma maior quantidade de tempo para estudar um maior número de fenômenos e isso é muito mais importante que simular o modo realista e rapidez que os ratos aprendem.

Fenômenos operantes básicos

  • Técnica do condicionamento operante

Assim como o rato real, o Sniffy ocasionalmente pressionará a barra na caixa operante mesmo antes de passar pelo treinamento. Dessa forma, é importante entender inicialmente que não estamos ensinando-o a fazer algo que ele não sabia anteriormente, mas sim reforçando ação para que frequência com que ele pressione a barra aumente, ou seja, estamos reforçando positivamente o Sniffy.

Levando essa consideração premissa inicial é importante entendermos também que pressionar a barra para obter o alimento não faz do Sniffy condicionado. Na verdade, se essa for a única ação que fizermos levará muito tempo até que o Sniffy seja treinado. A razão para essa lentidão no treinamento ilustra um dos princípios básicos do condicionamento operante, que diz que o reforço, para ser eficaz, precisa ocorrer imediatamente após a resposta. E com o alimento como reforçador isso não ocorre de maneira rápida, pois embora uma pelota de alimento caia no comedouro logo que o Sniffy pressione a barra pode ocorrer de ele não encontrar o alimento imediatamente e quando o alimento for encontrado será reforçado por qualquer outra coisa que tenha ocorrido antes, como por exemplo: estar farejando próximo a vasilha.

Dessa forma, para tornar o treinamento mais eficaz é utilizado um segundo reforçador no intuito de aumentar a frequência da resposta, que pode, por exemplo, ser um som emitido logo após a pelota de alimento ser solta, combinando o som com a apresentação do alimento, denominando-se, assim, o treinamento para o uso do comedouro.

  • A janela da mente Operant Associations (Associações Operantes)

Essa janela exibirá a força de três associações que o Sniffy aprenderá quando treinarmos ele a pressionar a barra. Os comandos para executar essa janela são:

  • Clicar no Menu Windows;
  • Selecionar Operant Associations (Associações Operantes) no submenu Mind Windows;

Caso o Sniffy ainda não esteja treinado a janela aparecerá em branco.

  • Associação som-alimento (Sound Food)

Quando o som do mecanismo que apresenta o alimento é associado a disponibilidade de uma pelota de alimento no comedouro.

  • Associação barra-som (Bar Sound)

Quando o som produzido pelo mecanismo alimentador é associado a barra;

Ocorre somente quando o Sniffy é treinado para pressionar a barra.

  • Força da ação (Action Strength)

Quando o Sniffy associa um padrão de comportamento específico a obtenção do alimento.

  • O registro cumulativo
  • Seleciona Cumulativo Record (Registro Cumulativo): 1 no Windows e aparecerá um quadro com 5 linhas verticais pontilhadas e sólidas que representam 5 minutos de tempo de programa;

O intuito do registro cumulativo é fornecer informações sobre a sincronia de diferentes tipos de eventos que podem ocorrer durante os experimentos de condicionamento operante. São eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (348.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com