TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.

Ensaios: O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.

Fenomenologia: estudo do fenômeno a seu princípio.

A meados do século XIX o fenômeno da fenomenologia encontrou Franz Bretano, Karl Stumpf e Edmund Husserl.

Husserl, matemático alemão com interesse em Astronomia, se aproximou da filosofia durante os anos de 1884 a 1886, sendo ouvinte aos cursos de Franz Bretano, interessando-se cada vez mais pela filosofia.

De Bretano, Husserl levou a noção de intencionalidade da consciência e a distinção entre fenômenos psíquicos e fenômenos físicos, alegando que os fenômenos podem ser percebidos, em seu modo de percepção original, como seu conhecimento fundamental, partindo da experiência, tornando-se acessível através de atos intencionais da consciência e a relação com o mundo.

De Karl Stumpf, psicólogo e professor de filosofia em Halle, Husserl sendo seu assistente, levou para o movimento fenomenológico a distinção de fenômenos em categorias – sons, cores, imagens – e funções mentais.

A partir de então, no início da década de 1940, com Husserl, a fenomenologia disparou e atraiu diversos seguidores em várias partes do mundo inspirando o início do movimento.

O primeiro passo de Husserl foi a crítica ao naturalismo positivista, contrapondo-o com a ideia de retornar as coisas mesmas, com a intuição de separar o pensar do que é pensado. Assim, expõe que tenhamos os fenômenos como ponto de partida, pois a consciência é sempre consciência de alguma coisa. — ‘’ Toda consciência é consciência de algo ‘’ - Husserl.

Através desses parâmetros Husserl trouxe o conceito de redução fenomenológica, isto é, a suspensão de toda e qualquer verdade estabelecida, qualquer afirmação ou conceito pressuposto tornando o mundo um fenômeno, objeto de estudo, que pode ser visado através de milhares de vivências distintas.

Husserl como principal percursor da fenomenologia, trouxe uma nova visão contrapondo as teorias e ciências apresentadas até então, visadas por compreensões empíricas. Através de Husserl a visão perceptiva foi além, trazendo a observação e a exclusão de qualquer paradigma ou verdade imposta ao todo original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com