TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEMOR DA ESCOLHA ERRADA EM FILHOS DE PAIS SEPARADOS

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

O TEMOR DA ESCOLHA ERRADA EM FILHOS DE PAIS SEPARADOS

Introdução

A psicologia classifica e quantifica os prejuízos emocionais e cognitivos nos filhos como efeito da separação dos pais, principalmente na adolescência  fase em que as relações com a família podem estar mais conturbadas e no momento que ocorre a decisão por uma carreira profissional.

Portanto nesse contexto buscamos  pesquisar qual a repercussão da separação dos pais sobre o psiquismo dos filhos.

Será que a separação dos pais influenciam na escolha profissional dos filhos?

E mais adiante vamos focar  nessa questão em torno do momento da escolha profissional.

Separação dos Pais

 A separação dos pais para os filhos é um momento de extrema mudança e intensidade  em diversos contextos. Há um perda de convívio com pai e mãe na mesma casa; a perda muitas vezes do cotidiano com irmãos; a modificação de hábitos e rotinas e até mesmo a modificação do padrão de vida

È importante ressaltar que a criança ou adolescente tem uma noção da continuidade de vínculos afetivos. E essa mesma criança precisa de mais tempo, paciência, tolerância para assimilar essa separação pois trata-se segundo a autora do texto de um abalo profundo e traumático .

A Adaptação

Estudos realizados com adolescentes , demonstra que 05 anos após o divorcio os adolescentes parecem estar adaptados em termos escolares, com melhores relacionamentos e mais humor. Outros já apóiam a idéia de no mínimo 2 anos as famílias já comecem a se ajustar novamente.

A maioria dos filhos atribuem á separação dos pais ,parte de seus insucessos nos relacionamentos , fazendo más escolhas de parceiros ou a fugir de compromissos.

O Estigma Social  de que filhos de pais separados sofrem mais, têm menor rendimento escolar, mais problemas emocionais e auto-estima mais baixa que os filhos de casais que permanecem juntos tem caído por terra

Se os filhos tem uma boa convivência com os pais essa separação é mais dolorosa; mas se existe nesse contexto familiar  uma relação de conflitos e tensões , automaticamente a separação se torna um  grande alívio. Isso não quer dizer que não haja dor nem sofrimento.

Resposta

 O processo de OP pra mim foi de grande importância, pois conseguir compreender as minhas habilidades e talentos , conseguir conhecer mais de perto diversas outras profissões e me aprofundar na profissão que eu já tinha em mente. Entendi que não existe profissão certa ou errada, melhor ou pior. O que existe é a sua determinação de escolher algo que você tenha prazer, sucesso e felicidade ao exercer , daí a probalblilidade de sucesso é bem maior. Estou firme na minha escolha.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com