TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Farmacologia

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 4

 Caso 1

 Identificação

E.C.T., 66 anos, feminino, branca, solteira, procedente de Lages.

História clínica

A paciente relata que há 4 meses sente progressivo desânimo, desinteresse pelas atividades habituais, falta de apetite e cansaço fácil. Refere, ainda, dificuldade em concentrar-se, e que está despertando mais cedo do que o habitual (entre 4 e 5 h da manhã). Nunca teve sintomas similares.

Relato

“...        Eu duvido da minha capacidade de fazer qualquer coisa bem feita. Parece que minha mente está lenta ao ponto de se tornar inútil. Sinto uma enorme desesperança. Outras pessoas ficam me dizendo que “vai passar, você irá melhorar”, mas, elas não têm a mínima idéia do que sinto...”

Conduta do Psiquiatra

O médico diagnosticou depressão maior. Prescreveu imipramina, de liberação lenta, 75 mg à noite. E a encaminhou para acompanhamento psicológico.

Respostas

 

CASO 1

1-Justifique a indicação de imipramina neste caso. 

A paciente foi diagnosticada com Depressão maior. A Imipramina é um antidepressivo, medicamento de primeira escolha. Pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como antidepressivos tricíclicos, que são usados para tratar depressão e distúrbios do humor. 

2 - Quais os mecanismos de ação para explicar a sua ação? Qual a classificação desse antidepressivo? 

Acredita-se que a imipramina trabalha aumentando a quantidade de mensageiros químicos (noradrenalina e serotonina) no cérebro, ou fazendo seus efeitos durarem mais tempo. A imipramina tem várias propriedades farmacológicas, incluindo-se as propriedades alfadrenolítica, anti-histamínica, anticolinérgica e bloqueadora do receptor serotoninérgico (5-HT). Acredita-se que a principal atividade terapêutica da imipramina seja a inibição da recaptação neuronal de noradrenalina (NA) e serotonina (5-HT). A imipramina é chamada de bloqueador "misto" da recaptação, isto é, ela inibe a recaptação da noradrenalina e da serotonina, aproximadamente na mesma proporção. Pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como antidepressivos tricíclicos. 

3- Quais as vantagens e desvantagens da forma de liberação lenta sobre a convencional? 

As vantagens: tempo de ação mais longo, é liberado aos poucos no organismo. As desvantagens: é que caso o paciente tiver alguma reação alérgica os efeitos vão ser mais demorados pra passar. 

4-Qual o período de latência para a paciente começar a mostrar melhoras? 

 

Aproximadamente três semanas. 

5-Quais são os efeitos adversos que você deve esperar que ocorra? 

 6- Como você ira avaliar a evolução do paciente? 

 

7-Quais os efeitos comportamentais esperados com o uso deste medicamento? 

Melhora do estado e da depressão, estabilização do humor.

Identificação

24/7/92. A, 49 anos, sexo feminino, branca, casada, cursou até 4º ano do 1º grau.

Motivo da consulta

"Meu problema é o lítio baixo". Insone há uma semana. Traz carta do Hospital Dia da USP de Ribeirão Preto.

História familiar

Parto domiciliar, nona de prole de 11. Bom convívio familiar na infância. Um irmão etilista "morreu de beber". Uma irmã tem "problemas mentais com internações em hospitais psiquiátricos" sic.

Doenças físicas prévias

Nada digno de nota.

Tratamentos psiquiátricos anteriores

Tratava-se no Hospital Dia da FM de Ribeirão Preto - USP, de onde vem com carta relatando quadro depressivo sucedido por mania desencadeada pelo uso de antidepressivos. Traz também psicodiagnóstico realizado naquela instituição, concluindo por Esquizofrenia do tipo Esquizoafetivo. Medicada com 900 mg de carbolitium e 2,5 mg de haldol.

História da doença atual

Fala que seus problemas começaram no casamento; que seu marido é mal educado. Há 27 anos no puerpério de sua primeira gestação, começou a apresentar dificuldade para dormir - trata desde então. Foi internada uma vez em hospital Psiquiátrico. Morando em Ribeirão, fazia acompanhamento no Hospital Dia da USP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com