TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo da renda cozinha

Tese: O mundo da renda cozinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

O projeto

A idéia desse projeto é mostrar que, em atitudes cotidianas utilizamos um universo de saberes e conhecimentos específicos sem necessariamente dominar um assunto. Os alunos aprenderão Português, Matemática, Ciências e Artes, além de indiretamente estarem recebendo conhecimentos que serão utilizados na vida escolar mais á frente.

É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, proporcionando um diálogo entre disciplinas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. Isso implica na articulação de ações que buscam um interesse em comum.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, em busca do ser como uma pessoa integral. Visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

“E será sempre fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que num dado momento a tua fala se torne a tua prática” (Paulo Freire).

Com base nisso escolhemos o tema: UM MUNDO A PARTIR DA RECEITA CULINÁRIA.

Os alunos executarão ao final do projeto uma receita de Muffin, onde praticarão todos os conhecimentos desenvolvidos nas aulas das matérias participantes do projeto.

Atividades como essa torna o aluno mais participante à medida que criamos situações de aprendizado utilizando suas experiências diárias, podendo explorar a interligação de vários saberes de uma forma gostosa e prazerosa.

ETAPA 2 -

TEMA: Um mundo a partir da Receita Culinária.

Objetivo do projeto:

O projeto tem como objetivo promover a interdisciplinaridade do tema, através de atividades teóricas e práticas afim de que os alunos tenham o contato com o tema em diferentes âmbitos, compondo um saber sólido e fundamentado.

Objetivos específicos:

• Incentivar a leitura

• Desenvolver a noção de sequencia através do passo a passo de uma receita.

• Trabalhar e aperfeiçoar a escrita dos alunos.

• Identificar e compreender a necessidade de calcular em situações cotidianas.

• Proporcionar o contato com produtos naturais e industrializados.

• Desenvolver o gosto por novos sabores.

• Desenvolver a autonomia e a criatividade dos alunos.

Conteúdos trabalhados:

Português - Leitura e compreensão de texto

Matemática – Medidas, cálculos e tempo

Ciências – Origem dos ingredientes, e sabores.

Artes – Autonomia e criatividade

Metodologia

O Tema: “Um mundo a partir da receita culinária”

Toda a atividade será desenvolvida por todos os alunos, em algumas partes o trabalho será individual e em outro coletivo. Terá orientação e auxilio dos professores envolvidos de acordo com sua disciplina, na classe, na cozinha do colégio e no laboratório de informática.

Deverá ser feito leitura e estudo do texto: para que serve, estrutura do texto (partes do texto), acompanhar com dicionário algumas palavras com proposito de enriquecer o vocabulário.

No laboratório de informativa, colocar a disposição à receita em forma de arquivo para que possam abrir e copiar.

Criar uma ordem cronológica de execução, orientada a partir da receita copiada de palavras (uso do dicionário quando necessário), onde é publicado, etc.

Leia o texto e observando-o responda:

1- Que nome recebe a lista de elementos que serão utilizados? (Ingredientes)

2- Como deve seguir seu preparo? (Seguindo as instruções de quantidades e tempo)

3- O que primeiro devemos fazer, de acordo com seu texto instrutivo? (Separar os ingredientes).

4- Utilizar os dicionários para palavras novas e/ou desconhecidas.

Tema: UM MUNDO A PARTIR DA RECEITA CULINÁRIA

Este projeto tem como meta, atingir crianças do 3º ano, que ainda estão desenvolvendo sua alfabetização e aprendendo sobre outros temas, relacionados em outras disciplinas, como matemática, artes, ciências, além da língua portuguesa.

Sua duração de 3 aulas de 45 minutos cada, podendo vir a estender ate 4 aulas, dependendo do envolvimento dos alunos e da necessidade de novas abordagens surgidas a partir da perspectiva e observância dos alunos.

Desenvolver habilidades com significados práticos e ao mesmo tempo contextualizando, criando oportunidades de interação entre alunos e professores. Considerar que a criança será incentivada a conhecer a origem de alguns alimentos, de forma indireta, isso levará ao desenvolvimento, a curiosidade e aos interesses alimentares saudáveis, produzido a partir de ingredientes simples na elaboração do próprio alimento.

Com o texto de instruções (receita culinária) e as formas figuradas, podemos apresentar a proposta com um despertar diferente e estimulador, desenvolvendo a leitura, escrita, cálculos e envolvimento artístico pelo lúdico, construindo uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, bem como, a importância do trabalho coletivo e cooperativo em grupo. Sem deixar de desenvolver o raciocínio lógico.

• Analisar a estrutura textual da receita e seus ingredientes;

• Pesquisas dos produtos envolvidos na execução da receita, leitura e escrita das etapas realizadas;

• Exploração de rótulos, embalagens e produtos in-natura;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com