TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da escola na prevenção do uso de drogas

Trabalho acadêmico: O papel da escola na prevenção do uso de drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

POR QUE FAZER PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS EM ESCOLAS?

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. Qual a relação entre educação e prevenção? A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase às consequências como a doença e a droga dição por exemplo. Neste sentido, a prevenção é mais adequada quando discute o uso de drogas dentro de um contexto de saúde.

COMO AS AÇÕES PREVENTIVAS DEVEM SER ORGANIZADAS?

As ações preventivas podem ser inicialmente pontuais coordenadas por um membro da escola. Apesar desta não ser a situação ideal estas atitudes precisam ser incentivadas e valorizadas. Afinal, é a partir do interesse de alguns que programas de prevenção podem ser estruturado a longo prazo. Esta pessoa pode coordenar e mobilizar a comunidade escolar para a relevância do tema. No entanto, é o programa de prevenção o modelo que garante a continuidade das ações preventivas que são fundamentais para mudar o comportamento das pessoas sobre os riscos do uso de droga. O programa de prevenção precisa fazer parte do cotidiano, ser intensivo, precoce e duradouro, com tendência para envolver pais e comunidade em suas atividades. O programa ideal é aquele que é desenvolvido durante toda a escolaridade dos alunos.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS EM ESCOLAS?

Um programa de prevenção não pode ter como meta principal por fim a toda e qualquer ocorrência com drogas na escola ou propor que os usuários deixem de existir. É preciso tomar cuidado para não cair na armadilha de tentar banir as drogas da escola e da sociedade. Esta é uma empreitada impossível!

Portanto, o planejamento das atividades preventivas devem ter como meta diminuir a probabilidade do jovem envolverse de maneira indevida com o uso de drogas. Para isso, os programas de prevenção ao uso de drogas devem enfatizar a redução dos fatores de risco e ampliação dos fatores

de proteção.

Nem toda pessoa que experimenta ou usa uma droga se tornará um dependente químico. Por outro lado, todo dependente um dia experimentou uma droga. O grande problema é que não dá para saber com antecedência, entre as pessoas que começam a usar drogas, quais serão usuárias ocasionais e quais se tornarão dependentes. Para se fazer prevenção é preciso basear-se nos diversos padrões de uso de drogas. Não é em vão que a devem realizar um diagnóstico para verificar o tipo de usliteratura sugere que programas de prevenção o e quais as drogas consumidas por aquela comunidade, para então adequálos as necessidades reais da mesma.

ETAPAS DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO

PRIMEIRO

Os programas de prevenção devem aumentar os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco.

SEGUNDO

Os programas de prevenção devem abordar todos os tipos de droga e todas as formas de uso, incluindo o uso de drogas lícitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com