TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção do uso de drogas para professores de escolas publicas

Por:   •  24/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

Creche Municipal girassol

INEP-32080042

Tutora: Rosaly Aciole dos Santos Soares

CRESCENDO SEM DROGAS

Cursistas:

Amelia Berger

Betânia Reinholz Wagmaker

Eleana das Graças Pinaffo Zani

Evanilda Nogueira dos Passos

Gisele Dalmásio Geraldo

Ivani Volz de Oliveira

Schirlei Duarte Reis Leal

Sonia Lopes Leite Ladislau

Vila Pavão-Es, setembro/ 2014.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Caracterizando a escola, os educandos e a rede social.

          A escola Creche Municipal Girassol está localizada em um bairro periférico do município de Vila Pavão, região norte do Espírito Santo. A cidade possui aproximadamente 9.000 habitantes, sendo 60% dessa população na zona rural. A escola foi criada no ano de 2011, para atender crianças de 0 a 03 anos de idade, porém a demanda é de crianças a partir de 2 anos e atende atualmente 79 crianças, distribuídos em Creche I (22) e Creche II (57). Na execução dos planejamentos pedagógicos os profissionais utilizam sempre o lúdico, pois assim a criança aprende brincando e brinca de aprender, vale ressaltar que a escola realiza aulas de educação física e artes. Por ser a educação infantil a primeira etapa da Educação Básica e ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físicos, afetivo, linguístico e social, a escola utiliza o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, bem como, os eixos norteadores: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

           Sabemos que a organização dos tempos e espaços escolares explicitam as concepções pedagógicas e neste sentido o ambiente da Creche é aconchegante, seguro e estimulante, o que permite a criança aventurar-se nele, descobri-lo, descobrir-se e descobrir o outro.

Diante do exposto a Proposta Pedagógica da Creche Municipal Girassol, prevê ações, procedimentos, objetivos e metas previamente planejados e organizados de forma a atender as necessidades particulares da comunidade em que a escola está inserida, dentro de um contexto sócio-político, econômico e cultural.

          Apesar de ainda não haver o atendimento a toda demanda da sede do município de Vila Pavão às crianças menores que dois anos, deseja atender integralmente ás prescrições da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional LDB 9.394/1996.


          A implementação da Proposta Pedagógica no estabelecimento de ensino está intimamente ligada à democratização, participação e cooperação, visto que as ações previamente planejadas no coletivo partem dos objetivos, anseios e necessidades da comunidade escolar. Com quase 80 alunos, contamos com uma equipe de professores nos dois turnos, matutino e vespertino, que se dedicam o máximo no que fazem. Diretora, secretaria, e auxiliares de serviços gerais auxiliam sempre. Contamos com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Ação social, Saúde, Meio Ambiente, conselho de escola, outras escolas municipais, bem como, toda a comunidade. Não poderia deixar de citar a parceria incansável das famílias.

         

          Procuramos inserir as famílias e a comunidade nas atividades escolares, como datas comemorativas, festa junina, reuniões, debates e apresentações dos alunos, para reforçar nossa união e participação dos pais na vida escolar do seu filho. Assim ficamos conhecendo melhor cada família e realidade de cada aluno. Nossos alunos são bem participativos, gostam de atividades relacionadas a movimento, como danças, músicas, cantigas de roda, demonstrando assim diferentes culturas, linguagens e expressões do nosso cotidiano.

          Damos oportunidades às crianças, a vivenciar diversas situações que favoreçam o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência, onde eles possam crescer em sua autoconfiança, autonomia e na capacidade de adquirir e criar conhecimentos e enfrentar as dificuldades que se lhe apresentam, através da organização de um ambiente educativo, democrático e igualitário.

Apresentamos a seguir o gráfico da rede social interna e externa da escola, que poderão viabilizar e ajudar-nos na construção de estratégias para a prevenção do uso de drogas na comunidade e/ou escola.

Caracterização dos Fatores de proteção e de risco na escola

           A inocência, descobertas e brincadeiras costumam ser marcas da infância e da adolescência. Porém, uma parcela cada vez maior de meninos e meninas vêm incorporando ao universo de carrinhos, bolas e bonecas um item muito perigoso: as drogas. É importante desde cedo conscientizar os alunos sobre a prevenção contra o uso de drogas e as consequências do uso da mesma para a saúde  e para o convívio social. 

          Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, várias capacidades devem ser desenvolvidas com as crianças, utilizando as múltiplas linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustando-as a diferentes intenções e situações. Podemos utilizar essas linguagens para desenvolver junto às crianças atividades que de alguma forma mostrem porque não devemos usar as diferentes drogas deixando claro aos mesmos as consequências que trazem aos seus usuários.

          Segundo Vygotsky a aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc., a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. Pela ênfase dada aos processos sócio-históricos, na teoria vigotskiana, a idéia de aprendizagem inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo. Não se trata de um sujeito passivamente moldado pelo meio, nem de um sujeito assentado em recursos só individuais. O sujeito não é passivo e nem apenas ativo: é interativo.

          A família é a célula formadora da comunidade, portanto, não é possível desenvolver ações preventivas na comunidade sem que ela participe. A família pode ser um fator de risco ou de proteção para o uso de substâncias psicoativas. Tanto fatores ambientais como genéticos contribuem para o uso e abuso ou a dependência de drogas. De acordo com Albertina, Scivoletto e Zemel (2004) outro aspecto de fundamental importância é o papel da família na formação do indivíduo. É função da família proporcionar que a criança aprenda a lidar com limites e frustrações. Crianças que crescem num ambiente com regras claras, geralmente, são mais seguras e sabem o que devem ou não fazer para agradar. Quando se defrontam com um limite, sabem lidar com a frustração, por terem desenvolvido recursos próprios para superá-la. Sem regras claras, é natural que o jovem sinta-se inseguro e, na tentativa de descobrir as regras do mundo, também testará os seus limites, deparando-se com frustrações. Dessa maneira, as drogas surgem como “solução mágica”: o seu consumo faz com que todos os sentimentos ruins desapareçam por alguns instantes, sem necessidade de esforços maiores. Para estas autoras na adolescência, sem a proteção da família, o adolescente desafiador e que não sabe lidar com frustrações apresenta maior chance de desenvolver uso indevido de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com