TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do psicólogo na responsabilidade criminal do acusado e na garantia da proteção e benefícios da criança

Artigo: O papel do psicólogo na responsabilidade criminal do acusado e na garantia da proteção e benefícios da criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

A entrada da Psicologia no poder judiciário fez com que houvesse uma nova relação entre a criança,adolescente e a justiça.

Nessa pesquisa o principal foco do psicologo foi desde a revelação do abuso,até a sentença judicial.

O psicologo tem o papel de pensar tanto na responsabilização penal do acusado,quanto a garantia da criança de proteção e benefícios.

Todo esse trabalho discute a maneira como a Psicologia e o Direito convergem para a produção de novos procedimentos judiciais.

O trabalho do psicologo também serve para observar se a criança não está sendo motivada por algum adulto a relatar o abuso.

As avaliações psicológicas somente começaram a valer como provas técnicas nos processos judicias,quando foi constatado que as vitimas sofriam danos psicológicos ou reações potencializadas.

A Psicologia tem o desafio de produzir uma analise que,ao mesmo tempo em que beneficia a criança,oferece subsídios para a decisão judicial.

A Psicologia acredita que não apenas o que é dito verbalmente mostra caminhos para esclarecer as duvidas ou as suspeitas,mas também comportamento não verbal.

Incluir a avaliação psicológica no início dos procedimentos judiciais favorece tanto a expressão,quanto a proteção da vítima.

No fluxograma acima, mostra que o momento da inserção da Psicologia nos procedimentos judiciais é favorável a uma leitura psicológica eficaz e de uma perícia adequada que exerça, além da sua função de ajudar a decisão judicial, a função de proteger a criança.

O testemunho da criança é um dos recursos judiciais utilizado na produção de provas, é de relevancia, pois, nos crimes sexuais na maioria dos casos a vítima é a única testemunha.

Além de oferecer uma escuta subjetiva a vítima, o psicologo elabora um documento fundamentado em técnicas e teorias que priorizam sua proteção integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com