TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a família?

Tese: O que é a família?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

O que é a família?

Certamente para respondermos esta pergunta e pensarmos em proposições voltadas pára o atendimento desta família, com menos risco de sermos anacrônicos, é importante conhecer a realidade em que está inserida esta família, em qual sociedade esta vivendo, qual a cultura que norteia este agrupamento. O conceito de família pode ser considerado até certo ponto subjetivo, pois depende de quem a define, do contexto social, cultural, político efamiliar em que está inserido.

Nas diferentes Constituições que regeram o Brasil durante diferentes épocas, trouxeram em seu bojo os frutos dos diferentes momentos vividos na sociedade brasileira. É como se no decorrer do tempo pudéssemos estabelecer uma linha de diferentes cores, porém, todas derivadas dos momentos vividos por esta sociedade, indo de um estado patriarcal-patrimonial para um estado sócio-afetivo. Na Constituição de 1824, não temos nenhuma referencia em relação a família; a de 1891, no art. 72, § 4º, reconhece somente o casamento civil, trazendo gratuidade para sua efetivação, porém, não menciona nada além disso. Nesta Constituição, não reconhece o casamento religioso. Na Constituição de 1934, temos a primeira menção de que a família deve receber a proteção do Estado, que foi mantida nas demais constituições seguintes. A Constituição de 1937 trouxe de volta o reconhecimento do casamento religioso, atribuindo-lhe efeito civil e a Constituição de 1946, vem estimular a família numerosa, assegurando assistência a maternidade, a infância e adolescência. A Constituição Federal de 1988 apresentou um conceito evolucionário de família, que evidencia sua tendência de se tornar cada vez mais em um grupo cada vez mais fundido na afeição entre os seus membros

Algumas definições “A família é uma instituição social variando através da história e apresentando formas e finalidades diversas numa mesma época e lugar, conforme o grupo social que esteja sendo observado” (PRADO, 1988)

“Pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo, que se acham unidas (ou não) por laços consangüíneos. Sua tarefa primordial é o cuidado com seus membros. Se encontra dialeticamente articulada com a estrutura social na qual se insere”. Mioto (1997)

A família é quem você escolhe para viver

A família é quem você escolhe pra você

Não precisa ter conta sanguínea

É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia

(O Rappa)

Família Titãs

Os conceitos podem ser diversos, mas um ponto comum é que a união dos membros de uma família, com ou sem laços sanguíneos, se dá a partir da intimidade, do respeito mútuo, da amizade, da troca e do enriquecimento conjunto. E este elementos estando em conjunto, refletem diretamente na sociedade, pois a família é parte dessa sociedade responsável pelo delineamento de sua forma de pensar, agir e reagir.

s principais transformações da vida familiar ocorridas no decorrer da história?

Prezados alunos, para abordarmos a temática família na contemporaneidade, faz-se necessária uma viagem no tempo para observarmos as diferentes configurações que a mesma sofreu em várias épocas, bem como sua relação com a cultura na qual estivera inserida. Cultura esta que influencia e é influenciada pelos que dela fazem parte.

Felizmente o passado nunca morre totalmente para o homem. O homem pode esquecê-lo, mas continua sempre a guardá-la em seu interior, pois o seu estado tal como se apresenta em cada época é o produto e o resumo de todas as suas épocas anteriores. E se cada homem escutar a sua própria alma nela poderá encontrar e distinguir as diferentes épocas e o que cada uma dessas lhe legou. (Fustel de Colange1)

Segundo Cachapuz (2004), o termo Família deriva do latim e seu significado traz a idéia de casa, servidores, cortejo, vindos de um mesmo ancestral. Denota acolhimento para aqueles que mantêm certo vínculo e afinidade, surgindo de maneira natural e espontânea. A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal. Segundo historiadores, existem referencias de costumes romanos em que o homem era o sacerdote do lar, dirigindo a família diariamente nos cultos domésticos, diante dos deuses familiares e a mulher era apenas participe neste processo. Na família patriarcal, o pai era revestido de autoridade tal como um juiz. A ele estavam subordinados os filhos, a esposa e os escravos. Todos lhe rendiam subordinação e reverencia e a mulher era lhe imputado a tarefa de reprodução e serviçal para os demais membros da família.

A Bíblia fala sobre a primeira organização social com as características de família. Refere que no último dia da criação, Deus fez a sua obra mais importante: Adão e Eva foram criados a imagem e semelhança do próprio criador. Deus viu tudo que havia feito era muito bom. O casal teve filhos e filhas, com características bem diferentes, recebendo de Deus a ordem de multiplicar e encher a terra. E assim, segundo a Bíblia, é que fora formada a primeira família da terra. Da mesma forma, ao homem fora dado a responsabilidade pelos filhos e esposa, não com um cunho de subalternidade, mas de “estarem juntos em uma missão”.

Família e Cultura

A dinâmica do funcionamento da família está diretamente relacionada coma dinâmica da sociedade e suas mudanças estruturais e culturais. A medida que a sociedade muda, a dinâmica da família é afetada, alterando seus papeis internos e internos. A cultura que permeia todo um histórico familiar se configura como um elemento de grande influencia neste processo. Por cultura, entendemos a expressão da história, a tradição, os mitos, os ritos vividos por um povo. Também fazem parte os registros deixados e que muitas vezes não estão evidentes ou explícitos, fáceis de compreensão a primeira vista. A cultura de um povo é demarcada por lembranças boas e ruins de um passado levemente anterior ou muito distante, mas que exerce influência por várias gerações.

D’Incão( 1989) refere que a família é uma instituição social que convive em um movimento de constantes transformações sociais, sendo permeada por valores do passado e do presente. Ela não é, portanto, fruto de uma vivência imediata, mas, resultado de uma história, trazendo um legado do passado em sua configuração contemporânea. A família, ao mesmo tempo em que constrói a história,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com