TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é motivação?

Tese: O que é motivação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Tese  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

º Período de Administração - Noturno

Nome do aluno (a): Mary Anne Martins Rocha

O que é motivação?

R: Motivação “é uma força, uma energia, que nos impulsiona na direção de alguma coisa” que “nasce de nossas necessidades interiores”. Quando ela acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuam com maior satisfação e produzem efeitos multiplicadores. Despertá-la mantê-la e canalizá-la para os objetivos da organização tem sido preocupação constante dos administradores.

É possível uma pessoa motivar à outra? Justifique

R: Sim, essa linha teórica admite que o homem move-se para completar o que lhe falta. A ela pertence as teorias de HERZBERG E MASLOW ,estudadas tradicionalmente na disciplina Teoria Geral da administração.Parece razoável acreditar que João,no início de sua vida profissional,inclua salários e estabilidade no emprego entre as coisas essenciais ou prioritárias.Após algum tempo,acrescentará a elas o conforto e segurança física no trabalho,possibilidade de progresso profissional.Progredindo agregará itens como sentir-se aceito pelos colegas,obter reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

Defina Motivação Intrínseca e extrínseca.

R: Intrínseca, despertada pelos fatores motivacionais, intrínsecos ao profissional, representados pelo reconhecimento, status, responsabilidade, oportunidade de crescimento, riqueza do trabalho, desafios.

Extrínseca, despertado por fatores higiênicos, extrínsecos ao indivíduo, compreendem salários, benefícios recebidos, segurança no cargo, relações interpessoais no trabalho. São ligados a valores e conteúdos emocionais e cognitivos de cada indivíduo.

Até que ponto a remuneração é um fator motivador?

R: Imagine-se que João venha de uma Família em que se considere a posse de bens materiais uma saudável expressão de sucesso, aderente a valores religiosos. Nessa cultura, ele desenvolverá percepção mais acurada para salários e benefícios e terá aumentada a sua disposição para disputar postos mais bem remunerados. Se a herança cultural valoriza a resignação com falta de bens materiais, reivindicações neste campo tenderão a reduzir-se.

Fonte: Livro PSICOLOGIA PARA ADMINISTRADORES de JOSÉ OSMIR FIORELLI (integrando Teoria e Prática) - 5ª edição Biblioteca das Faculdades Santo Agostinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com