TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sociologia?

Tese: O que é sociologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

O que é sociologia

O uso do termo ciência impõe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e social. As ciências naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural-físico-biológico, utilizando método científico para encontrar padrões nas relações de causas e efeito dos fenômenos naturais. Essas disciplinas são divididas em a química, a física e a biologia e assim por diante. Na química vamos encontrar a química orgânica a fisioquímica a bioquímica e etc.

A física está dividida em física quântica, física nuclear astrofísica etc.

A biologia divide-se em microbiologia, genética, zoologia e outras disciplinas.

As ciências sociais têm como objetivo de estudos as interações humanas, englobando o mundo social e assim como as ciências buscam as ciências naturais e a objetividade através da utilização rigorosa do método científico.

A sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX e foram criadas as outras áreas de estudos da ciência social e assim ela é conhecida como a “mãe” de todas as ciências sociais, assim a sociologia parece invadir o campo de outras disciplinas, como a ciência política, a economia ou antropologia. A sociologia é uma divisão das ciências sociais e é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes por outro lado afetam a vida das pessoas.

Os sociólogos estão interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relaciona, as pessoas tem um senso comum de que a sociologia é igual a trabalho social, esta não é a função da sociologia. Sociologia é o estudo cientifico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas.

A sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico, científico e teórico do que o trabalho social que é mais rápido. Os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Quem consagrou o uso da palavra sociologia foi Augusto Comte, em 1839, por denominar essa nova ciência e definir o seu campo de trabalho, Comte é considerado o “pai” da sociologia.

A sociologia aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças.

Uma das preocupações mais importante da sociologia é com a desigualdade institucionalizada ou estratificação social.

A sociologia tem como objetivo de estudo tratar das interações e das relações humanas, a sociologia trás um fato novo para o campo científico que é o papel do observador que neste caso é o cientista social. Diferentes das outras ciências tem o objetivo de estudo o próprio observador e este do mesmo tempo observa o fenômeno ele sofre as influências e a influência de seu objetivo de estudo. Por tanto, a sociologia como disciplina deve possuir seus próprios meios de investigação, considerando esta dualidade do observador e procurando atingir a maior objetividade possível em todos os estudos.

A pesquisa social, o pesquisador deve confiar nas evidências coletadas através da observação sistemática; há necessidade de provas. Nas conversas cotidianas, nós acreditamos de modo geral em boatos e crenças porque eles parecem por demais óbvios ou até mesmo lógicos. Para a ciência há necessidade de evidência empírica ou factual.

O pesquisador das ciências sociais deve se preocupar com minimizar o erro e o preconceito, para isso deve utilizar uma variedade de técnicas ordenadas. O cientista social deve ser rigoroso na adoção dessas estratégias para que seu procedimento seja científico.

A sociologia tem ao menos três linhas mestres explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais podem se citar, não necessariamente em ordem de importância: 1° a positivista-funcionalista, tendo como fundador Augusto Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, de fundação analítica; 2° a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz hermenêutico-compreensiva; e 3° a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx que mesmo não sendo um sociólogo e sequer se pretendendo o tal, deu inicio a uma profícua linha de explicação sociológica.

Estas três matrizes explicativas, originadas pelos seus três principais autores clássicos, originaram quase todos os posteriores desenvolvimentos da sociologia, levando à consolidação como disciplina acadêmica já no inicio do século XX. É interessante notar que a sociologia não se desenvolve apenas no contexto europeu. Ainda que seja relativamente mais tardio seu aparecimento nos Estados Unidos, ele se dá, em grande medida, por motivações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com