TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CICLOS DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES: COMO E PORQUE AS EMPRESAS CRESCEM E MORREM E O QUE FAZER A RESPEITO

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA PSICOLOGIA, ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES

RESUMO DO CAPÍTULO ‘’TOCA-TOCA’’ DO LIVRO

  ‘’OS CICLOS DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES: COMO E PORQUE AS EMPRESAS CRESCEM E MORREM E O QUE FAZER A RESPEITO’’

Ana Luísa d’Arce

Giulia Abreu Setim

Maria Eduarda Ribeiro

Marina Guimarães Paolini

Thainá Saliba

6º Período

Turma A

Curitiba

2018

Na fase do toca-toca, a empresa está florescendo, as vendas então aumentando e já resolveu seu fluxo de caixa negativo. Visto o crescimento rápido da empresa, o fundador e organização se tornam arrogantes, ‘’quanto maior sucesso da organização, mais arrogante se torna o seu fundador’’ (p. 36).  As oportunidades não vistas como prioridade, o que faz com que os problemas não sejam vistos, fazendo com que a organização se evolva em empreendimentos que não deveria.

Com as vendas aumentando rapidamente, o fundador espera que os resultados apareçam, não planeja os resultados, descuidando de seus investimentos. Como consequência a contabilidade de torna ineficiente, não se sabe mais qual o custo das mercadorias, podendo vender sem ter lucro, a empresa é controlada pelo ambiente.

Os funcionários não recebem mais treinamento, avaliações de desempenho e administração salarial. São tantas atividades sendo desenvolvidas que não conseguem dar a atenção necessária a cada uma delas, e não existe tempo para eliminar os incompetentes. Para isso não acontecer é necessário concentração e diretrizes, que determinam o que não fazer, ao invés do que mais fazer, ‘’a empresa está organizada em torno das pessoas, não das tarefas’’ (p.40).

‘’O fundador é basicamente a empresa e a empresa é o fundador ‘’ (p.41), o fundador tenta delegar autoridade, mas sem abrir mão do controle, havendo a descentralização (a partir da tarefa é tomada decisões sobre implementações). Quando os funcionários começam a tomar iniciativa, o fundador entende como ameaça, fazendo com que se sinta perdendo o controle.

Ao se sentir insatisfeito, o fundador se distancia, fazendo com que os funcionários não possam tomar decisões, como efeito o fundador fica bravo que ninguém tomou decisões.

Cilada do fundador: o fundador morre e a empresa talvez morra também.

Cilada familiar: um membro assume a empresa a partir da cilada do fundador.

A transição para adolescência acontece com uma crise, causada pelos problemas que ocorreram no toca-toca: arrogância, crescimento rápido e descontrolado, falta de sistemas, orçamento e diretrizes, a falta de estrutura, processo de centralizado de decisão.

Referência

ADIZES, Ichak. Os Ciclos de Vida das Organizações: Como e porque as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. 4 ed. São Paulo: Pioneira, 1998

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com