TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida Nas Empresas E Sua Relação Com A Produtividade

Trabalho Escolar: Qualidade De Vida Nas Empresas E Sua Relação Com A Produtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

O ser humano traz consigo sentimentos, desejos e ambições. Somos um complexo dinâmico e indissociável .

O trabalho atualmente é responsabilidade de ambos os lados: da empresa, que oferece o suporte ao crescimento do pessoal, e do funcionário, que responsável pelo seu próprio desenvolvimento e carreira. Quando este entra na empresa, está ingressando um ser integrado e indivisível, que busca conhecimento, auto estima e auto realização.

As empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar, são aquelas que propiciam ao sujeito, um significado as tarefas que executam, encaminhando para funções certas, onde eles produzem mais, onde o trabalhador é produtivo e criativo.

Essa forma de encarar o individuo, abre várias possibilidades de investimentos do capital humano, agregando valores que irão refletir sobre a organização, para isso, é necessário que o gestor dê importância para a qualidade de vida.

O mercado está voltado para quem consegue obter maior eficiência em produzir mais, melhor e em menos tempo. Para Oliveira¹ (1998), “As empresas exigem que os seus empregados lhe confiem todo o seu capital intelectual e que se comprometam com o seu trabalho, porém, as empresas não se comprometem com seus colaboradores, e aconselham se querem cultivar seus empregos, devem manter sua produtividade, logo, o colaborador deve apresentar um conjunto de habilidades maior”.

O cenário atual fazem crescer nas empresas a necessidade da valorização do capital humano, para certificar a produção e a competitividade. Para isso, devem se proporcionar aos colaboradores um ambiente mais agradável e harmonioso, que estimule a um melhor desempenho. De acordo com Davis ² e Newstrom ³ (1991) “O resultado de um sistema eficaz de comportamento organizacional é a motivação, que quando combinada com as habilidades e capacidades do colaborador, resulta na atividade humana”.

Quando a Qualidade de Vida no Trabalho é boa, o clima se modifica e conduz a confiança e o respeito mútuo, os resultados aparecem mais facilmente e erros são minimizados, assim a tendência é de aumentar as contribuições humanas.

A QVT pode ser interpretada como um instrumento onde pode-se transformar a organização em um ambiente humanizado, pronto para suprir as necessidades mais básicas. Os colaboradores são os verdadeiros responsáveis para o crescimento e eficiência dos serviços prestados.

Constatamos que as maiores queixas dos trabalhadores é o mal aproveitamento de suas potencialidades e talentos, condições de trabalho inadequadas. Estes problemas somados a insatisfação no trabalho, geram conseqüências no aumento do absenteísmo, diminuição no rendimento, acidentes de trabalho, rotatividade de pessoal, reclamações e greves, afeta a saúde mental e física dos colaboradores.

A insegurança e a injustiça são decorrentes do autoritarismo para se obter o lucro e a conseqüente exploração dos trabalhadores. As características desumanas que o colaborador adquiriu vem pela a complexidade das organizações, levando a ausência do real significado do trabalho, e a falta de envolvimento com as tarefas.

Nos dias atuais, as reclamações dos funcionários, as suas manifestações de insatisfação e o seu comportamento caracterizado pela desmotivação, indicam o sentido contraproducente do modo pelo qual está sendo conduzida a gestão organizacional. E o que, do ponto de vista social, é um aspecto altamente preocupante. Esta forma de administrar talvez seja uma das principais causas da ineficiência e ineficácia das organizações no desempenho da sua missão de bem servir à sociedade.

É possível ter o máximo controle sobre os colaboradores, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.

Podem-se envolver os colaboradores em programas de QVT por meio do enriquecimento de cargo, que significa a reorganização e ampliação de cargos para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do crescimento de variedades, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. O enriquecimento de cargos, ou ampliação de cargo, torna-se a maneira prática e viável para a adequação permanente do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com