TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO

Por:   •  10/2/2016  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  1.337 Visualizações

Página 1 de 3

4º Semestre Psicologia Noturno

Disciplina: Fundamentos do Behaviorismo

Discentes: Joice Macedo e Vanessa Ferreira

RESENHA CRÍTICA

BAUM. William M. Compreender o Behaviorismo: comportamento, cultura e evolução; 2ª ed. rev. ampl- Porto Alegre: Artmed, 2006. Cap. 1 ao 3.

No capítulo 3 (três) do livro “Compreender o Behaviorismo” o autor Baum trás uma problemática denominada “Erro de Categoria” desenvolvida por Gilbert Ryle em sua hipótese paramecânica, que tem como o principal objetivo evitar determinados termos que leve a este erro. De acordo os estudos de Ryle o erro parte do pensamento de que o mau uso de determinados termos mentalistas  aos quais denominavam de fantasmagóricos, podem levar ao erro de categorização. Segundo ele para evitar este, é essencial que não se rotule os termos, como sendo responsáveis por determinados comportamentos, ou seja, que não ontologize a palavra.

Dessa maneira Skinner em seu Behaviorismo Radical, também critica  o mentalismo, pois para ele o mesmo é tido como uma “explicação” antieconômica que não condiz com o proposito da ciência, cujo se trata de suposições vagas que serve apenas para obstruir uma investigação verdadeira, deixando de ser prática como discursa o pragmatismo, excluindo então o mentalismo das suas discussões sobre o comportamento, o que o diverge de Ryle, já que propõe a utilização deste, desde que seja de forma lógica.  Seguindo essa linha de raciocínio, pode-se dizer que o Behaviorismo metodológico que busca a verdade através do realismo também irá contra a ideia do mentalismo por não dar conta de explicar o objeto de estudo desta teoria, partindo da premissa de que apenas o mundo objetivo poderia ser observado, descartando totalmente o mundo subjetivo.

        Ao analisar o Behaviorismo molar de Rachlin, que se baseia no estudo do comportamento de acordo o tempo, o espaço e a frequência com que ocorre, nota-se que ele visa o comportamento como uma serie de acontecimentos passados e não somente instantâneos, ou seja, o comportamento atual vai depender de suas experiências vividas, bem como se explica o realismo, visto que o comportamento do sujeito dar-se fora, no mundo real, através dos sentidos e as experiências adquiridas que se chega à verdade.  

Dentro dessa filosofia Behaviorista existe a ciência de analise do comportamento que é composta por eventos que são tidos como objetos de estudo que buscam melhor compreender o individuo, sendo eventos fictícios e eventos naturais onde o ultimo é dividido em eventos públicos e privado. Ao analisar as correntes, nota-se que o Behaviorismo metodológico exclui todos os eventos privados, mentais e fictícios, pois estes não podem ser observáveis, ao passo que o Radical concorda com todos os eventos naturais, excluindo apenas os fictícios.  Na compreensão colocada por Rachlin ele não distingue o mundo objetivo do subjetivo, acreditando então que ambos os eventos acima citados podem ser estudados, entendendo que os comportamentos privados expressos podem se tornar públicos e consequentemente observáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com