TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação - Profissionais

Artigo: Observação - Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório 01:

Local da observação: Indústria - Recepção

Horário de início: 15:40 Horário de término: 17:40 Duração: 2 horas

Data: 19/02/2014

Descrição da observação:

A seguinte observação aconteceu em uma Indústria , localizada na Lapa – São Paulo. Na recepção, continha uma mesa e cadeira onde ficava a recepcionista, um computador, um PABX e mais um telefone, também havia dois sofás e revistas para os visitantes, fornecedores ou candidatos que aguardavam em espera.

A observação é focada na prática das atividades humanas, mas especificamente no trabalho, onde observei a profissional Recepcionista.

Durante a observação, a recepcionista passava a maior parte de seu tempo atendendo ao telefone e transferindo as ligações aos profissionais de outros setores. Utilizava muito a comunicação sendo cordial com as pessoas, dava bom dia, boa tarde, por favor, obrigada, à disposição. Atendia muitos telefonemas, quando não encontrava a pessoa solicitada para transferir a ligação, anotava o recado e transmitia por e-mail.

Além dos telefones, ela recepcionava os visitantes da Indústria, que aguardavam na recepção muitas vezes lendo revistas. Também atuava como telefonista, ou seja, realizava ligações para celulares, interurbano e transmitia aos profissionais que solicitavam.

Durante seu tempo vago a Recepcionista utilizava o IPAD para se distrair, não foi possível ver o que ela estava entretida, porém, observei que ela cuidava do POU (Aplicativo do IPAD) em alguns momentos.

No decorrer da observação, ela solicita a uma profissional que trabalha no Setor Administrativo da Indústria, para ela ficar alguns minutos na recepção para ela poder ir ao sanitário. A outra profissional chega e ela se retira.

Quando retorna a recepção a outra profissional se retira e ela continua a desenvolver suas rotinas de recepção.

No meu ponto de vista essa profissão, requer habilidade para lidar com todos os tipos de pessoas, pois diariamente lida com situações diversas. Além disso, a boa comunicação oral torna-se essencial, para transmitir uma comunicação clara e fácil de ser compreendida pelo interlocutor ou seja pelo seu ouvinte.

Foi possível observar que a recepcionista não tem privacidade em relação a utilização do sanitário, é necessário que alguém a substitua para que ela possa se retirar do local, neste caso acho isso um pouco invasivo, pois existem dias que não nos sentimos bem e fica muito evidente o tempo que ela utiliza o sanitário.

Outra observação é a utilização do Ipad durante seu expediente, Vivemos na era da tecnologia, porém no ambiente de trabalho onde você recepciona diversas pessoas, pode transmitir aos outros a imagem de uma profissional mais interessada em outras atividades do que com seu trabalho. Além de afasta-la de seu foco, concentração e prejudica-la profissionalmente.

RELATÓRIOS

Relatório 02:

Local da observação: Lanchonete

Horário de início: 19:10 Horário de término: 21:10 Duração: 2 horas

Data: 22/02/2014

Descrição da observação:

A seguinte observação aconteceu em uma Lanchonete, localizada em um praça na Cidade de Caxambú – MG. No estabelecimento continha mesas e cadeiras do lado de fora e em frente uma praça onde haviam pessoas de todas as idades, crianças, adolescente e idosos. Um ambiente familiar.

A observação é focada na pratica das atividades humanas, mas especificamente no trabalho, onde observei a profissional garçonete que atendia e servia os clientes da lanchonete.

A garçonete atende a dois casais que chegam no estabelecimento apresentando um cardápio e em seguida anota o pedido. Entra no estabelecimento de forma a transmitir a informação a outro funcionário.

A garçonete retorna e atende a outros clientes, alguns é possível observar que já tem um certo contato pois a chamam pelo seu nome.

Ela retoma a atender o casal trazendo seu pedido. Depois fica disponível em frente da lanchonete caso algum cliente queira fazer mais pedidos.

Durante o seu expediente é possível observar que clientes de mesas próximas sofrem conflitos devido aos cachorros que ficam na praça. Em uma mesa uma senhora oferece carne aos cães e na mesa ao lado algumas moças chama a garçonete de modo a reclamar que os cães estão incomodado.

A garçonete então pega algumas sobras de comida e oferece aos cães, levando-os um pouco distante da lanchonete, de modo a atender a solicitação das clientes que estavam incomodadas. No entanto a outra cliente que estava dando carne aos cães demonstrou não gostar, porém não discordou da garçonete.

A garçonete conversa com seus colegas de trabalho e continua a atender aos clientes, fazendo anotações e servindo-os.

De acordo com a observação acima, essa profissão tem o objetivo de receber os clientes de forma a atender as necessidades durante sua permanência no estabelecimento.

No ponto de vista positivo, a garçonete teve muita persistências ao atender as necessidade dos clientes de modo que durante a situação onde os cães estavam no estabelecimento incomodando alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com