TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Psicologia

Ensaios: Oficina De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sigmund Freud

Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise, estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações, ele durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.

Freud foi o pai da psicanálise, e fez o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e logo após, chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e superego. Id funciona como o inconsciente, o ego, o consciente e o superego, funcionam como uma sensura, ligada as leis morais, uma pessoa que está bem com a sua mente, contém esse superego, e os "doidos" passam por cima deste, descumprindo as leis morais (andar pelado na rua). Freud também dividiu o nosso desenvolvimento em fases, e achava que era emocional.

Era dividido em fases:

fase oral- criança coloca tudo na boca

fase anal- produção individual ( fezes da criança)

fase fálica- descobrimos que o nosso corpo nos da prazer,

período de latência (Piaget)- há um intervalo na vida sexual.

fase genital - descobrimos que o corpo de outra pessoa nos da prazer.

Ele foi muito importante para nós professores, aprendermos em que fase da vida de cada individuo ele está preparado para receber informações e aprender conforme o seu emocial.

Muito se tem falado sobre os problemas da educação: professores insatisfeitos, alunos desinteressados, drogas nas escolas, violência de alunos a colegas e professores, defasagem escolar, índices de analfabetismo, promessas de melhores salários e muito mais. A que se deve a instalação desse caos que hora se apresenta, angustiando pais e professores e toda uma sociedade e tornando a escola também vítima da violência. Não se pode esquecer que a educação busca ignorar a realidade da condição humana, quando procura enquadrar o aluno a normas que acredita o façam aprender, tornar-se um ser ideal. Os educadores deveriam conhecer toda influência que sofre a formação psíquica da criança desde seus primeiros anos de vida no ambiente familiar na sua relação com pais, irmãos, avós e babás, influências estas que vão se refletir na sua personalidade e que irão perdurar por toda sua vida adulta sendo de grande importância. Sendo possuidores desse conhecimento, o professor precisa se reconciliar com a criança que habita em cada um e a partir daí entender melhor seu aluno para que o papel de professor e educador seja realmente entendido por ele. Não há relação entre educação e psicanálise; mesmo elas usando o mesmo motor vão para direções opostas. O único ponto que pode nos articular a psicanálise e educação são a análise do educador e a análise da criança, pois a criança em análise trabalhando seu sintoma terá possibilidade de uma melhor posição no mundo, melhor aprendizagem na vida e o educador trabalhando seu sintoma se desprenderão do poder de seu narcisismo; e não mais fará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com