TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operantes Vervais

Artigos Científicos: Operantes Vervais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

OS DIFERENTES TIPOS DE OPERANTES VERBAIS:

1 – O Mando

O mando é o único operante verbal no qual uma resposta não tem relação especificada com um estímulo discriminativo anterior. Os antecedentes desse tipo de comportamento são sim importantes, como qualquer outro operante, pois o mando passa a fazer parte do repertório do indivíduo por meio de condicionamento, mas o estímulo discriminativo não controla a resposta. O que está em foco no mando é que o reforçamento está fortemente associado às condições de estimulação aversiva ou privação, estando assim sob controle do estado do falante (privação ou saciação).

Outra característica do mando é que o falante, ao emitir um mando, especifica qual é o reforço, ou seja, especifica o comportamento do ouvinte. A ação é em benefício do falante, devido à consequência do seu comportamento que irá permitir que alguma estimulação aversiva ou um estado de privação seja removido.

2 – Operantes Verbais: controle exercido por estímulos discriminativos verbais

Esses tipos de operantes verbais são reforçados por consequências generalizadas, estímulos que estão presentes no ambiente do falante. Ao contrário do mando, não há especificação do reforço, e prevalece um controle frouxo pelos estados motivacionais do falante. O controle principal é exercido pelo estímulo anterior, ou seja, por um estímulo discriminativo.

2.1 O Comportamento Ecoico

Nesse tipo de operante, tem-se uma resposta verbal a qual produz um som similar ao som do estímulo, ou seja, há uma resposta vocal controlada por um estímulo verbal auditivo. Nem sempre ocorre com compreensão, caracterizando-se por ser uma repetição de sons, observado geralmente em situações nas quais o ouvinte está educando o falante e que permite ao falante reagir de outras formas.

2.2 O Comportamento Textual

Neste tipo de operante verbal tem-se o estímulo visual ou tátil (no caso do Braille) controlando uma resposta vocal. Está relacionado ao que é comumente denominado leitura, mas, diferente desta, o comportamento textual é simplesmente a produção diante de um texto da resposta verbal correspondente, enquanto a leitura exige a compreensão do texto. Ele é amplamente reforçado na comunidade verbal que o mantém, e há principalmente um reforço educacional, fornecido na aquisição de um repertório de leitura. Pode ser naturalmente reforçador porque permite que o indivíduo possa reagir adequadamente a contingências envolvidas em muitas situações práticas.

2.3 O Comportamento Intraverbal

O que existe nesse operante verbal são estímulos vocais ou escritos, que evocam respostas também vocais ou escritas. Muito do comportamento verbal que adquirimos são respostas desse tipo, como definições, regras e fatos aprendidos na escola, etc. Ele comporta uma sequência de respostas, e uma resposta controla a emissão da resposta subsequente. Uma vez interrompida a sequência, é possível que o indivíduo não consiga retomá-la apenas emitindo o elo precedente.

3 – O Tacto

É controlado por estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com