TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Operante

Por:   •  8/9/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

O primeiro procedimento foi o nível operante analisa a forma em que o sujeito age sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental, ou seja, é como os organismos comportam-se em um determinado ambiente antes que qualquer manipulação deliberada seja feita para modificar seu comportamento de um organismo, é necessário saber como ele já se comporta antes da introdução da nova variável.

O procedimento que foi seguido para realizar a atividade do nivel operante teve duração de 20 mts, foi utilizado a Folha de Registro 1 para registrar os comportamentos que o "Pimentinha" emitiu durante os 20 minutos.

O registro foi feito mesclando-se o resgistro de evento com registro por intervalo. Foi registrado, minuto a minuto, o numero de ocorrencias de cada comportamento solicitado na Folha de Registro 1.

Foi marcado um traço na coluna e na linha apropriada para cada ocorrência dos comportamentos que são:

Pressionar a barra: que é considerar uma ocorrência desse comportamento quando o animal tocar a barra com uma das patas dianteiras ou com a cabeça, produzindo uma pressão na barra de tal forma, que se ouça o "clique" caracteristico do mecanismo da barra em funcionamento.

Tocar a barra: é considerado quando o rato apenas tocar a barra com uma ou duas patas dianteiras ou com o focinho, mas sem produzir depressão e/ou o "clique" ja mencionado.

Farejar: Considerado uma ocorrência desse em rápida susseção comportamento quando o animal aproximar o focinho, enrugando-o, do piso ou das paredes da caixa experimental, sem contudo, retirar as duas patas dianteiras do piso. Para contar uma nova ocorrêcia, o animal deve ficar sem farejar por pelo menos dois segundos.

Levantar-se: É considerado uma ocorrência deste comportamento quando o animal levantar-se nas patas traseiras, aproximando o focinho do teto ou do topo das paredes da caixa experimental.

Limpar-se: Considerado uma ocorrência quando o animal esfregar as patas dianteiras na cabeça e/ou corpo, duas ou três vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com