TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oprocesso Legislativo

Ensaios: Oprocesso Legislativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Oprocesso legislativo.

Apresentação de proposição

Cada proposição legislativa, depois de recebida e despachada pelo presidente da Assembléia é enviada para publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo do Estado; distribuída às Comissões competentes para deliberação conclusiva ou parecer.

Tramitação nas comissões

As proposições, em geral, têm passagem obrigatória pela Comissão de Constituição e Justiça, cujo Presidente designa relator para elaborar parecer quanto a constitucionalidade, legalidade e juridicidade da matéria. Depois de apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposição é analisada em seu mérito pelas Comissões Permanentes ligadas aos temas em questão (Educação, Saúde, Defesa Social, Meio Ambiente, etc.).

Votação

A votação completa o turno regimental de discussão. Na forma do art. 47 da Constituição Federal e do art. 96 da Constituição Estadual, as deliberações da Assembléia Legislativa e de suas Comissões serão tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta (36) de seus membros, salvo as disposições.

Modalidades e Processo de Votação

A votação poderá ser ostensiva, adotando-se o processo simbólico ou eletrônico, nominal, e secreta, por meio eletrônico ou de cédulas.

Método de Votação

Proposição ou seu Substitutivo será votada sempre em globo, ressalvada a matéria destacada ou deliberação diversa do Plenário. As emendas serão votadas em grupo, conforme tenham parecer favorável ou parecer contrário de todas as Comissões.

Encaminhamento da Votação

O encaminhamento da votação tem lugar logo após o anúncio da votação da matéria. No encaminhamento das votações poderão falar os Líderes ou os Deputados por eles designados.

Sanção do governador

As matérias aprovadas pela Assembléia Legislativa e enviadas para apreciação do Governador, sob a forma de proposição de lei, podem ser: (I) sancionadas e publicadas, virando lei; ou (II) vetadas, no todo ou em parte, voltando ao Legislativo, para apreciação, com uma exposição de motivos do veto, feita pelo Executivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com