TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Profissional - Trabalho Realizado em Escola e Histórico

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A Orientação Profissional nasceu como uma prática cujos objetivos estavam diretamente ligados ao aumento da eficiência industrial. Ela tem suas origens situadas na Europa do início do século XX, mais precisamente com a criação do Centro de Orientação Profissional de Munique, no ano de 1902. Neste momento inicial, o objetivo da Orientação Profissional era o de detectar, na indústria florescente, trabalhadores inaptos para a realização de determinadas tarefas e, assim, evitar acidentes de trabalho.

No Brasil, a Orientação Profissional tem como marco de origem a criação, em 1924, do Serviço de Seleção e Orientação Profissional para os alunos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob responsabilidade do engenheiro suíço Roberto Mange. A Orientação Profissional brasileira nasceu ligada à Psicologia Aplicada, que vinha desenvolvendo-se no país, na década de 1920, junto à Medicina, à Educação e à Organização do Trabalho. Nas décadas de 1930 e 1940, a Orientação Profissional ligou-se à Educação. Em 1934, foi introduzida no Serviço de Educação do Estado de São Paulo, por iniciativa de Lourenço Filho. No ano de 1942, a lei Capanema, sobre a organização do ensino secundário, estabeleceu a atividade de Orientação Educacional e atribuiu a ela o auxílio na escolha profissional dos estudantes.

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS TESTES

Quando finalizamos o ensino médio, nos sentimos um pouco deslocados e até mesmo pressionados sobre o que fazer depois, qual curso seguir, qual área escolher e por aí vai.

A orientação profissional tem justamente o intuito de proporcionar um norte na escolha profissional, esclarecer dúvidas e questões sobre o assunto, com base no perfil e preferências, consegue guiar as escolhas. É uma saída para solucionar conflitos pessoais, é de extrema importância para ajudar o indivíduo conhecer melhor suas habilidades e interesse, assim associá-las a oportunidades profissionais.

Mas afinal, para que a orientação profissional serve? Durante o processo de OP é realizado alguns testes e entrevistas, desta forma é possível fazer uma escolha de forma consciente, baseada nas preferências e limitações.

Vale ressaltar, que a orientação profissional não serve somente para quem está saindo da escola, é também indicado para as pessoas que estão insatisfeitas com o emprego atual. No geral a orientação serve para descomplicar a tomada de decisão!

Tendo conhecimento em como se utiliza da orientação profissional e como ela se aplica, realizamos a orientação em uma turma de alunos do segundo ano do ensino médio, juntamente com a orientação profissional, utilizamos dinâmicas e também a aplicação do teste L.I.P.

Dinâmica de interação grupal: Após serem formados grupos de 4 a 5 alunos, os mesmos foram trocados, com intuito de que as pessoas que não tinham muita afinidade, ficassem no mesmo grupo e consequentemente, descobrissem algo em comum, através de perguntas feitas, como por exemplo, listar atividades que todos do grupo possuíam em comum.

Teste LIP (Levantamento de Interesses Profissionais): O teste tem como objetivo auxiliar na identificação de interesses profissionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com