TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pensadores Da Educação

Monografias: Os Pensadores Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  4.751 Palavras (20 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Anhanguera Centro de Educação á Distância

Curso: Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Educação

Nomes

Elaine Ferreira

Nafis Prado

Vanda Batista

Título da Atividade: Os pensadores da educação

Nome do Tutor: Marinês Soratto

Cidade: São José dos Campos – SP

Data de Entrega 07/10

Etapa1 Considerações sobre Sigmund Freud

Iniciou seu trabalho sobre o sistema nervoso central, publicou vários artigos sobre cocaína. Especializou – se em doenças nervosas e criou interesse pela histeria e pela hipnoterapia praticada na época por Brewer Charcot. Freud contínua tão polêmico hoje em dia , como na época em que esteve vivo. É idolatrado pelos seus seguidores, mas também é visto como um mistificador, principalmente porque após década de 1990 com as descobertas da neurociência muito dos princípios fundamentais da psicanálise só questionados, suas idéias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Sigmund Freud

O criador da psicanálise, nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Freiburg na Moravia (ou Pribor na atual República Tcheca) que nesse período fazia parte do Império Austro- Húngaro. Ao se formar em medicina, se especializou em doenças mentais , onde atuou como neurologista estando em um campo onde a clientela sofria as chamadas doenças nervosas : psicoses, neuroses esquizofrenias e histerias.

Ele se destacou muito dos demais profissionais de área, pois atuava como arqueólogo da mente em suas consultas, sempre anotando e estudando essas doenças, destacou os seguintes pontos iniciais ao estudo sistemático sobre a mente humana:

Existe uma relação entre o trauma (fato desencadeante e os sintomas) embora o paciente na maioria das vezes não se lembra desses traumas (por isso que usou muito da hipnose em seus tratamentos).

O fator desencadeante teria sido reprimido pela pessoa e afastado da consciência devido a natureza insuportável do trauma.

O ego expulsa alguns assuntos insuportáveis para fora da consciência, a fim de proteger o aparelho psíquico de perturbações perigosas á integridade.

Sua obra sobre psicanálise iniciada em 1886 é composta por 24 livros e 123 artigos e foi traduzida para cerca de 30 línguas.

Qual sua maior contribuição para a educação?

No início de nosso século, neste novo elo social da criança educada, disciplinada futuro homens para uma sociedade harmoniosa surge Freud com a psicanálise operando no sentido oposto ao dos ideais. Por sermos seres falantes, seres de linguagem, o mal-estar na cultura é incurável – não se pode adotar um ideal da adaptação. Por isto nenhuma pedagogia, nenhuma ortopedia da civilização, nenhum governo poderá prometer um bem supremo para o ser falante.

Nem a educação nem a psicanálise poderá prometer um bem. Sabemos que aqueles que nos procuram vêm em busca desta felicidade. E é com esta buscada felicidade que o sujeito da psicanálise entrará no dispositivo analítico transferindo para o analista uma suposição de saber. O ato analítico inclui uma renúncia aos poderes que a transferência confere.

Já para o educador onde a transferência é o motor para que a criança aprenda ele tem cada vez mais que mante lá e sustenta- lá. O educador reforça o eu do educando visando fortalece lo é o oposto do trabalho de uma análise.

Não há relação entre educação e psicanálise mesmo elas usando o mesmo motor vão para direções opostas. O único ponto que pode nos articular a psicanálise e educação é a análise do educador e a análise da criança. Pois a criança em análise trabalhando seu sintoma terá possibilidade de uma melhor posição no mundo, melhor aprendizagem na vida. E o educador trabalhando seu sintoma se desprenderá do poder de seu narcisismo e não mais fará da criança seu ideal.

A sexualidade infantil e o saber, reconhecendo a importância da sexualidade na etiologia das neuroses, Freud aprofunda seus estudos sobre está temática. Escreveu em 1905 o de sua obra. Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905-1976).

Ao tratar sobre o tema da sexualidade infantil, Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar um interesse sobre tal assunto.

Ao contrário do que muitos pais e educadores comportam diante de tal situação ou seja, tentar educar as crianças com certos mitos que reprimem ainda mais o interesse sobre a sexualidade infantil.

No entanto, é valido ressaltar que no momento em que os educadores ou pais passam a lidar com esse tipo de situação diante de uma criança, fica muito difícil saber concretizar tal aprendizado, uma vez que por não lembrarem de sua época de infância logo fica praticamente impossível visualizar as verdadeiras dúvidas que a criança realmente tem.

Etapa 2: Jean Piaget

Quem foi Jean Piaget e as suas contribuições para educação.

´´O professor não ensina , mas arranja modos de a própria criança descobrir cria situações problemas´´.

Jean Piaget (1896- 1980 )

Foi um renomado psicólogo e filosofo suíço conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram grande impacto sobre os campos da psicologia e pedagogia.

Até o início do século xx assumia se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma maneira que os adultos. A crença da maior parte das sociedades era a de qualquer diferença entre os processos cognitivos entre crianças e adultos era sobre tudo de grau: os adultos eram superiores mentalmente do mesmo modo que eram fisicamente maiores, mas os processos cognitivos básicas eram os mesmos ao longo da vida.

Piaget a partir da observação cuidadosa de seus próprios filhos e de muitas outras crianças , concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensam como adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com