TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Significados De Empregabilidade Das Teorias Estudadas

Casos: Os Significados De Empregabilidade Das Teorias Estudadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

David Ausubel publicou seus primeiros estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa em 1963. Em 1970 recebeu a contribuição de Joseph Novak que num Aprendizagem significativa: uma nova informação para a aprendizagem do individuo.

Estimulo ---- Reforço positivo para o modelo de aprendizagem significativa ---- Mudança conceptual ---- Construtivismo.

Estimulo Reforço positivo para o modelo aprendizagem significativa.

Piaget biólogo suíço entendeu a mente como dotadade estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam mutuamente.

Quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento e vice versa.

Para que o individuo se desenvolva em sua plenitude, ele depende da aprendizagem que ocorre num determinado grupo cultural, pelas interações entre seus membros.

Vygotsky contemporâneo de Piaget põe em pauta a discussão do papel social no desenvolvimento mental. Para ele o ser humano não nasce humano, aprende a ser humano com outras pessoas, com momentos históricos que vive.

Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam mutuamente, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento e vice versa.

Para que o individuo se desenvolva em sua plenitude, ele depende da aprendizagem que ocorre num determinado grupo cultural, pelas interações entre seus membros.

Contribuições dos Jogos na Educação

As contribuições do jogo na educação e no desenvolvimento das crianças procura mostrar que os jogos utilizados na educação infantil trazem varias contribuições para o crescimento na educação infantil tendo em vista uma nova geração social, onde as evoluções tecnológicas modificam a forma de vida das crianças.

A utilização dos jogos nas escolas relaciona-se ao aprendizado das crianças e sua vivencia na infância. Segundo Vygotsky, o brincar é fonte de desenvolvimento e de aprendizagem, constituindo uma atividade que impulsiona o desenvolvimento, pois a criança se comporta de forma mais avançada do que na vida cotidiana, exercendo papeis e desenvolvendo ações que mobilizam novos conhecimentos, habilidades e processos de desenvolvimento e aprendizagem.

As atividades lúdicas, quando são aplicadas pelo docente , buscam levar a criança a uma centralidade como o seu modo de agir sobre a realidade e nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Os jogos auxiliam na aprendizagem, na percepção dos avanços de cada um e ao perceber qual a compreensão que tiveram e os assuntos abordados, acabam interferindo no crescimento da maioria dos seres humanos.

O jogo e a brincadeira podem oferecer a contribuição e a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar.

Utilizar o jogo e as brincadeiras como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças tornando assim a aprendizagem mais atraente. As ainda muitas dificuldades que impedem a utilização dos jogos e brincadeiras como um fator para a aprendizagem. O jogo vem sendo muito importante no campo cientifico, como intuito de caracterizar seus detalhes e identificar as suas relações com o desenvolvimento e tem como um dos seus objetivos intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças. Mas é necessário que os professores estejam capacitados e acima de tudo, conscientes de que o brincar e suas experiências promovam a aprendizagem da criança.

Jogo Descrição

-Faixa etária a que se destina.

-Material Necessário.

-Regras do Jogo.

-Formas de participação Desenvolvimento

Cognitivo-Social-Motor

-Contribuições para o âmbito educacional.

Exemplo: Jogo de Palitos

Faixa etária: a partir de 6 anos

Material Necessário: palitos de fósforo ou algo similar; papel para anotações.

Regra: Cada jogador tem 3 palitos

A cada jogada os jogadores colocam suas mãos atrás das costas e deixam na mão direita uma quantidade de palitos que varia de 0 a 3 sem que o outro saiba. Os jogadores colocam então uma das mãos para frente e cada um fala quantos palitos acha que têm em todas as mãos juntas. Quando cada jogador fizer sua estimativa todos abrem a mão e conferem o resultado. Marca um ponto quem chegar mais próximo, ou adivinhar ao total de palitos. Depois de 5 a 10 rodadas ganha quem conseguiu mais pontos.

O jogo auxilia na aprendizagem, na percepção dos avanços de cada um, e a perceber qual a compreensão que tiveram dos assuntos abordados com o jogo.

Jogo 1

Corre Cotia Faixa etária: Acima de dois anos

Material necessário: lenço

Todos os participantes, com exceção de um, ficam sentados em círculo. O que ficou de fora será o pegador. Com o lenço na mão ele andara lentamente em volta do círculo enquanto todos cantam uma rima que pode ser, por exemplo, corre cotia: corre cotia na casa da tia corre cipó na casa da vó lencinho na mão caiu no chão mocinha bonita do meu coração. No meio da cantoria o pegador deixa cair, disfarçadamente, o lenço atrás de um dos jogadores. Quando o participante escolhido percebe que o lenço está atrás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com