TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSONALIDADE

Artigo: PERSONALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PERSONALIDADE

Segundo o Indicador Myers Brigs dos Tipos de Personalidade, a classificação do seu tipo de personalidade se dá pela combinação de 4 critérios.

Estes critérios são opostos e excludentes: por exemplo, se você for extrovertido não pode ser introvertido. Para que uma personalidade seja formada, é preciso escolher 1 quesito de cada critério, no final a combinação dos 4 critérios escolhidos dá o tipo de personalidade, por exemplo: ENTP ou INFJ.

Confira abaixo as siglas e os 4 critérios de classificação:

Tipos de Personalidade: Extrovertidos ou Introvertidos

A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto a maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser: Extrovertidos ( E ) ou Introvertidos ( I ):

Extrovertidos ( E ): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real.

Introvertidos ( I ): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.

Tipos de Personalidade: Sensoriais ou Intuitivos

A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ( S ) ou Intuitivos ( N ):

Sensoriais ( S ): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtem a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas.

Intuitivos ( N ): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.

Tipos de Personalidade: Pensadores ou Sentimentais

A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito aos modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ( T ) ou Sentimentais ( F ):

Pensadores ( T ): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.

Sentimentais ( F ): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos ( decidem com base no que estiverem se sentindo no momento ). Valorizam a harmonia, a empatia não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.

Tipos de Personalidade: Julgadores ou Perceptivos

A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma espontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a estes critérios podemos ser: Julgadores ( J ) ou Perceptivos ( P ):

Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem. Em geral não pensa muito antes de agir, prefere se arrepender.

Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender.

Este conteúdo foi baseado nas informações dos sites:

http://www.myersbriggs.org/ e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_tipol%C3%B3gica_de_Myers_Briggs .

MBTI, Myers-Briggs Type Indicator, Myers-Briggs, e o logo MBTI são marcas registradas do MBTI Trust, Inc. nos EUA e em outros países.

Sobre o Autor:

Artigos Relacionados ao Tema: Tipos de Personalidades

Tipo de Personalidade: Os Racionais

Os racionais são pessoas determinadas, lógicas e também muito inteligentes: tiram grandes conclusões a partir de poucas informações. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade.

Tipo de Personalidade: Os Idealistas

Os idealistas, sonhadores por natureza, estão sempre tentando mudar o mundo ao seu redor pra melhor. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade.

Tipo de Personalidade: Os Guardiões

Os guardiões são pessoas sensatas, trabalhadoras e realistas, eles estabilizam e sustentam a nossa sociedade. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade.

Tipo de Personalidade: Os Artesãos

Segundo a teoria de Jung-Myers, quem é do tipo de personalidade artesão são pessoas que procuram aventura e anseiam por prazer e ação. Conheça mais sobre este tipo de personalidade.

PERSONALIDADE ENTJ

“O seu tempo é limitado, então não o perca vivendo a vida de outra pessoa. Não fique encurralado pelo dogma – que é viver pelos resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o ruído da opinião dos outros apagar a sua voz interna. E, mais importante ainda, tenha a coragem de seguir sua intuição e seu coração. De alguma forma, eles já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.”

Steve Jobs

Os ENTJs são líderes naturais. As pessoas com esse tipo de personalidade incorporam os dons do carisma e da confiança, e projetam autoridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com