TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EXPERIMENTAL

Por:   •  28/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

[pic 2]

[pic 3]

ANGÉSSICA RAMOS HONORATO RGM 092.396 

QUÉZIA VERUSCA ROSA RGM 092.508

SARA R. FERNANDES 092.524

     

PESQUISA EXPERIMENTAL

[pic 4][pic 5]

  Campo Grande

2015

[pic 6]

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

[pic 7]

[pic 8]

ANGÉSSICA RAMOS HONORATO RGM 092.396

QUÉZIA VERUSCA ROSA RGM 092.508

SARA R. FERNANDES 092.524

                                 

PESQUISA EXPERIMENTAL

                           

Trabalho apresentado na Disciplina de

Psicologia Experimental do 2º Semestre

 Curso de Psicologia, Turma C

Turno Noturno

Professora: Flavia Maria Feroldi Ferreira

[pic 9][pic 10]

Campo Grande

2015

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos no experimento “caixa de Skinner”, realizado no laboratório de informática utilizando o programa software – Sniffy Pro - The Virtual Rat, que reproduz os comportamentos de um rato real, sendo assim, utilizamos reforço positivo primário, extinção e punição para modelar e extinguir comportamentos no rato. O experimento foi realizados para fins avaliativos da disciplina de psicologia experimental, sob orientação da professora Flavia Mª Feroldi Ferreira.

A caixa de Skinner foi criada por Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), autor e psicólogo americano, representante maior e fundador do behaviorismo radical. Corrente teórica que restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Todo comportamento é resultado de estímulos, mas para que o comportamento seja duradouro é preciso inserir um estimulo reforçador.

A Caixa de Skinner foi criada para observar, testar e manipular o comportamento animal introduzia-se estímulos logo após um determinado comportamento, para observar como os animais aprendiam a associar esses estímulos com o que haviam feito. A caixa era pequena o suficiente para abrigar o animal a ser testado (geralmente pombos e ratos), continha um vidro transparente na frente, uma barra do lado direito, um local para o fornecimento de comida, uma luz e um alto-falante que poderiam ser acionados, sem falar na grade do chão que também poderia emitir pequenos choques elétricos ao comando do experimentador.

Ao ser colocado pela primeira vez na caixa, tudo que o animal fizesse nos primeiros dez minutos era anotado, nos minutos seguintes, Skinner escolhia um comportamento qualquer para testa e só então, Skinner escolhia um comportamento para ser condicionado.

Skinner descobriu que poderia “modelar” o comportamento do animal através de estímulos – resposta+ estímulos reforçadores (reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção). (LOPES, 2015)

A presente pesquisa tem por objeto de estudo o comportamento do rato na caixa de Skinner. Registrou-se a evolução do rato em todos os exercícios de condicionamento, para assim identificar como se da à aquisição de um comportamento e a extinção do mesmo.  O levantamento foi feito por meio de observação sistemática em campo laboratorial, tendo por ferramenta nós observadores, papel, caneta, cronometro e pendrive. Faremos um breve resumo da teoria que embasa o experimento, seguido dos relatórios de cada exercício, contendo todos os dados relevantes, e uma analise dos resultados.

2   REVISÃO DE LITERATURA

2.1  O BEHAVIORISMO

A proposta teórica a que o presente trabalho se volta surgiu no sec. XX nos Estados Unidos, intitulado Behaviorismo, que traduzindo para o português significa comportamento.

Como o próprio nome já diz o objeto de estudo é o comportamento, pois este é um fenômeno observável, empírico, ao contrario da mente ou psique. Segundo os behavioristas só se pode fazer ciência (positivista) com o que observável, empírico, objetivo. O objetivo é estudar o comportamento humano de maneira pratica, e assim poder molda-lo (previsão e controle). (DARNAUDE, 2015)

Autores como Thorndike, Pavlov, Watson e Skinner deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.

O termo "Behaviorismo" foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo escrito por John B. Watson: “Psicologia: como os behavioristas a vêem”. Watson é considerado o percursor desta abordagem, porem é necessário mencionar dois pesquisadores anteriores a ele que contribuíram para o desenvolvimento desta linha. Foram eles Thorndike e Ivan Pavlov. (MEIRA, 2012)

Thorndike (1874-1949) psicólogo americano, a partir dos seus estudos com animais, Thorndike criou a Lei do Efeito, um sistema de aprendizagem (tentativa e erro) que seria aplicável tanto ao comportamento animal quanto ao comportamento humano. A Lei do Efeito afirma que aquelas ações que têm resultados agradáveis, tendem a se repetir, enquanto que as que têm resultados desagradáveis tendem a desaparecer.

Um de seus experimentos mais conhecidos foi a caixa problema. Onde ele colocou um gato preso nesta caixa e uma porção de alimento do lado de fora, para servir de motivação para o gato, e o animal só poderia sair mediante algumas ações tais como puxar cordas e abrir trincos. À medida que o gato era reintroduzido na caixa, o número de tentativas até obter êxito diminuía. (ALVES, 2010)

Ivan Pavlov (1849-1936) fisiologista e médico russo estabeleceu a relação que existe entre o sistema nervoso e o digestivo. Pavlov, através de seu famoso experimento com cães mudou o conceito de que as reações fossem puramente fisiológicas descobrindo o reflexo condicionado. Colocou um cão em um pequeno quarto vazio. Tocava uma campainha (estimulo neutro) ao mesmo tempo em que mostrava a comida (estimulo condicionado) ao animal. A saliva surgia imediatamente. Repetia esse processo várias vezes. Notou que a saliva aparecia quando a campainha era tocada sem que a comida fosse apresentada ao animal (resposta condicionada). (BIOGRAFIAS, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com