TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE A ÉTICA É TÃO IMPORTANTE PARA OS JURISTAS?

Tese: POR QUE A ÉTICA É TÃO IMPORTANTE PARA OS JURISTAS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Tese  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

POR QUE A ÉTICA É TÃO IMPORTANTE NA PROFISSÃO JURÍDICA?

ÉTICA – È um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

ÉTICA PROFISSIONAL – É o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Partindo destas conclusões, definições do que é ética e ética profissional sabe que não só na profissão, mas deste nosso nascimento, como sabemos que a pessoa quando nasce com vida, já adquire personalidade e capacidade, mesmo que representado ele é capaz, para ser uma pessoa do bem e afastando-se do mau, precisa diferenciá-lo com seus procedimentos deste sua convivência com a família, com seus vizinhos na educação dentro da escola, dando respeito e respeitando o próximo, digamos agindo direito, praticando o bem, refletindo sobre suas ações, sem prejudicar os outros. E na vida profissional não é diferente: Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar.

Sabemos que á ética está em todo lugar, em todo tempo e tem que estar em nosso ser e em nossa natureza, devemos estar preparado para ser um profissional mesmo nos momentos inoportunos e para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores, qual já conhecemos, sendo nos bom, correto, justo e adequado.

Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais. Ser honesto em qualquer situação é a virtude dos negócios, ter coragem para assumir as decisões, mesmo que seja contra a opinião alheia, ser tolerante e flexível, deve-se conhecer para depois julgar as pessoas, ser íntegro, agir de acordo com seus princípios, ser humilde, esta é a chave para conseguir reconhecer o sucesso individual.

Quando o profissional age de maneira ética, olha para dentro e busca harmonizar sua consciência à realidade que os rodeia.

O Profissional de direito tem como base essencial O Código de Ética e Disciplina da OAB. Um conjunto de regras de comportamento do advogado no exercício de suas atividades profissionais, tanto no seu ministério privado como na sua atuação pública, o Estatuto da advocacia da OAB, o novo Código de Ética dos Juízes e a Constituição Federal, pois esta tem como finalidade fundamental a promoção do bem comum, a construção de uma sociedade justa e solidária, marcando traços que ligam a Ética ao Direito e a todos as funções essenciais à justiça e preservação da dignidade da pessoa humana.

O Estatuto da Advocacia (lei no 8906/1994) é uma lei federal que dispõe sobre os direitos e deveres do advogado, a organização e os fins da OAB, tratamentos devido aos advogados e estagiários e sobre a ética do advogado. Trata-se de uma lei federal ordinária, regularmente discutida no congresso nacional e sancionada pelo Poder Executivo federal, equiparando-se, desta foram, a qualquer outra diploma legal do mesmo plano hierárquico, como por exemplo, o Código Civil e o Código de Processo Civil. O Código de Ética e Disciplina da OAB tem natureza eminentemente deontológica, ou seja, é voltado unicamente para definir os deveres do profissional da advocacia em harmonia com o Estatuto e o seu guardião é o Tribunal de Ética e Disciplina, sendo este um mero ato administrativo de competência do conselho Federal da OAB.

Leonardo Boff, em 1993, sintetizou o conceito de ética, como visão de mundo, quando afirmou ser ela “nossa irrestrita responsabilidade com tudo que existe e vive”.

Bem como foi discorrido os conceitos de ética, sabendo nos como agir, praticando o bem e rejeitando o mal, Leonardo Boff, foi feliz ao afirmar a frase citada neste contesto, temos por obrigação nós que estamos trilhando o caminho da advocacia que ser ético é ser humano, sendo humano é ser gente , ser gente é ser tudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com