TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOMOTRICIDADE

Artigo: PSICOMOTRICIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Psicomotricidade é uma ciência que analisa e estuda a relação existente entre a função motora ou movimento; a cognição ou o desenvolvimento intelectual; as emoções ou o desenvolvimento afetivo.

Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) “a psicomotricidade é a educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas além disso, possui uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.

Desta maneira podemos dizer que o ser humano tendo o movimento como primeira manifestação configura suas conexões mentais: Céfalo Caudal - percepção de seu corpo da cabeça aos pés e Próximo Distal - percepção do seu corpo do tórax até ( com os braços estendidos), as pontas dos dedos das mãos. Os movimentos promovem a maturação neurológica; o equilíbrio; a propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação); a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.

Entende-se que a Educação Física escolar e a sua relação com a psicomotricidade tem como base as necessidades do ser humano em integrar-se com o si próprio e com o ambiente por meio de ações e movimentos conscientes e de experiências vivenciadas e adquiridas em todas as etapas da vida.

Tendo em vista que a psicomotricidade valoriza no ser a capacidade de experimentar sentimentos e emoções através dos movimentos de seu próprio corpo, a Educação Física associada a ações psicomotoras possibilita um desenvolvimento global através do movimento corporal consciente, que sente, pensa e agi em diferentes situações, sendo este um ser humano autônomo em suas realizações.

O corpo e a mente sao elementos integrados da sua formação portanto a psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelos profissionais da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com