TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativação dos órgãos sensoriais por fonte de energia física.

Resenha: Ativação dos órgãos sensoriais por fonte de energia física.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2013  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 3

Sensação: ativação dos órgãos sensoriais por fonte de energia física.

Percepção: seleção, interpretação, análise e integração de estímulos envolvendo nossos órgãos sensoriais e cérebro. É o conhecimento dos objetos, qualidades ou relações que acompanha o estímulo de órgãos sensoriais. A percepção não consiste em simples reações somáticas, mas também depende de um processo de amadurecimento psíquico.

Alterações qualitativas da percepção:

Alucinação: percepção sem o objeto, psicologicamente falando uma representação do mundo interno da pessoa. Desta forma, há uma distorção do juízo da realidade. Nas manifestações alucinatórias, ainda é possível compreender o significado, assim como no sonho e demais produtos do inconsciente.

Freud explica alucinação comparando com a revivessência de uma lembrança. As alucinações se classificam em: visuais, auditivas, gustativas, olfativas, táteis, cenestésicas (referem-se a sensibilidade interna que rege órgãos e vísceras, por exemplo: sensação de que o estômago não funciona), cinestésicas ou motoras (a sensação de que está realizando um movimento e não está), sinestésica (experiência sensorial desencadeada por estímulo normalmente percebidos por outros sentidos, como por exemplo, ver o som).

Alucinação negativa: não é percebida a presença do objeto.

Pseudo-alucinação: tem a alucinação e não há existência do objeto e ocorre a percepção de que não deveria estar acontecendo. Isso ocorre quando o juízo de realidade funciona.

Ilusão: existe o objeto, mas interpretamos de forma errada.

Transformações corporais e ilusórias: sensação de inchaço, redução do corpo, ausência ou troca de partes do corpo.

Não reconhecimento de necessidades corporais: negação de estímulos corporais fisiológicos. Exemplo: a anorexia que nega a fome e consegue ficar sem comer.

Alterações quantitativas da percepção:

Anatermia: não sentir frio ou calor.

Analgesia: insensibilidade à dor.

Hipoestesia: diminui a sensibilidade na percepção dos estímulos sensoriais, exemplo: diminui da sensação de frio ou calor.

Hiperestesia: aumenta a sensibilidade na percepção dos estímulos sensoriais, exemplo: aumento da sensação de frio ou calor.

Consciência

É um sistema responsável pela regulação do nível de vigilância.

Alterações quantitativas da consciência:

Coma: estado mais acentuado de perda da consciência, geralmente advém de perturbações neurológicas e somáticas. Estados de coma são observados em todas as formas de lesão cerebral.

Coma vigil: atividade psíquica confusa, na qual o paciente parece adormecido e pronto para ser despertado.

Obnubilação: diminui do grau de clareza, com lentidão da percepção e alteração do curso do pensamento, comum em traumatismo craniano, infecção e epilepsia.

|Confusão: grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com