TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção, atitudes e diferenças individuais

Artigo: Percepção, atitudes e diferenças individuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  2.040 Visualizações

Página 1 de 2

PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Uma das principais causas de como e porque um indivíduo assume e mantem certos tipos de comportamento se baseia nos conceitos de sensação e percepção. A sensação se refere ao estimulo físico dos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Há muitos fatores internos e externos que influenciam o modo como as pessoas veem o mundo, com isso cada um vê e ouve o mundo de um jeito. Assim, pessoas diferentes organizam suas percepções da realidade de modo diferente, exclusivamente seu.

No comportamento organizacional as diferenças individuais influenciam o desempenho das pessoas no cargo e no local de trabalho.

Apesar de muitos fatores influenciarem a percepção, o principal determinante é a personalidade do indivíduo. Os psicólogos utilizam o termo num sentido neutro e universal, como representando aquilo que caracteriza o indivíduo. Embora haja uma grande variedade de definições da personalidade, o ponto básico parece ser a consistência, a similaridade das reações que uma pessoa tem em diversas situações. Por exemplo, pesquisas têm sugerido que diversos traços interagem para formar tipos diferentes de personalidade como: (1) Personalidade Autoritária, caracterizada pela rigidez, obediência, submissão à autoridade e uma tendência a estereotipar; (2) a personalidade Maquiavélica, orientada para a manipulação e o controle, com pouca sensibilidade ás necessidades dos outros; e (3) a personalidade Existencial, que tende a valorizar a escolha, tentativas de manter uma percepção exata da realidade, e procura compreender as outras pessoas. A personalidade age como uma espécie de filtro perceptivo ou quadro de referência, que influencia nossa visão do mundo. (JAMES L. BOWDITCH pag 69).

A personalidade desenvolve ao longo tempo da vida e influencia na percepção que aquela pessoa tem da realidade e do comportamento das organizações.

Como as organizações precisam das pessoas, as mesmas desenvolvem carreiras e programas de aconselhamento para manter mão de obra qualificada.

CONFLITO INTERGRUPAL

O conflito intergrupal refere-se a divergências ou discordâncias entre os membros dos grupos. O conflito pode ocorrer a uma series de razões: disputa de papeis, escassez de recursos, mal entendidos, diferenciações de tarefas, e orientações diferentes em relação tempo, estrutura e relações interpessoais.

O conflito entre grupos não é necessariamente ruim, pois a falta de conflito pode ser indício da exclusão sistemática de certas informações, ou de pensamento grupal. Através do conflito pode surgir novas ideias e abordagens aos processos organizacionais. Quando desenvolve um clima de desconfiança e os participantes do grupo se sentem derrotados, esse conflito se torna negativo.

O conflito ocorre a diversos tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com