TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção construtiva

Artigo: Percepção construtiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  1.847 Visualizações

Página 1 de 2

Percepção

A perceção é um processo cognitivo, através do qual reconhecemos , organizamos e compreendemos os estímulos do ambiente ( Sternberg, 2000).

Para a psicologia a perceção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos .A perceção de figura-fundo é a capacidade de distinguir adequadamente objeto e fundo numa apresentação do campo visual. Um enfraquecimento nessa capacidade pode prejudicar seriamente a capacidade de aprender de uma criança. (APA, 2010).

Uma das características importantes da perceção construtiva é a de que o percetor cria uma compreensão cognitiva de um estimulo, usando informação sensorial como fundamento para a estrutura, mas utilizando também outras fontes de informação para construir a perceção.

Diferentes áreas do cérebro são responsáveis pelos diferentes processos de perceção.

O lóbulo parietal é responsável pela perceção dos estímulos sensoriais que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos;

O lóbulo temporal através do córtex auditivo está ligado à audição;

No lóbulo occipital o córtex visual recebe toda a informação captada pelo olhos, processamento e perceção visual.

Tipos de Perceção

– Perceção sensorial táctil - perceção de objetos e sensações através da pele permitindo reconhecer a presença, a forma, tamanho e temperatura dos objetos em contacto com o corpo.

– Perceção auditiva - é a perceção dos sons através dos ouvidos, o estudo da perceção auditiva baseia-se na análise da perceção de timbres

Perceção visual - é a perceção visual de raios luminosos pelo sistema visual, esta ação desencadeia processos que estão na base da geração de impulsos nervosos, que são conduzidos por vias neuronais do sistema visual, responsáveis por funções visuais distintas, deteção e representação de movimento, forma, cores e outras características da informação visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com