TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade

Ensaio: Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Ensaio  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Questões capítulo 10 – Personalidade

1. Quais são as ideias que todas as teorias psicodinâmicas têm em comum?

R: As teorias psicodinâmicas da personalidade vêem o comportamento como o produto das forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo. Freqüentemente, essas dinâmicas são processos inconscientes.

2. O que caracteriza a teoria humanista da personalidade?

R: Essa teoria afirma a qualidade fundamental das pessoas e sua luta na busca de níveis mais altos de funcionamento.

3. Qual o foco principal da teoria dos traços?

R: As teorias de traços concentram-se mais nas características por meio das quais as pessoas diferem entre si, ou seja, na personalidade presente de uma pessoa, dando menos ênfase ao modo como essa personalidade se desenvolveu.

4. Quais foram as contribuições das teorias da aprendizagem cognitivo social à nossa compreensão da personalidade e quais são suas limitações?

R: Essas teorias nos permitem o conhecimento acerca dos processos mentais, sociais, culturais, afetivos que atuam nos processos de aprendizagem. A partir dessas teorias, compreendemos que as pessoas não só aprendem através do que fazem de forma afetiva como também aprendem observando a ação de outras pessoas ou até mesmo imitando essas ações, e que podemos influenciar o nosso ambiente por meio de nossa própria conduta. Os comportamentos dependem dos ambientes e das condições pessoais, que por sua vez dependem dos próprios comportamentos e dos contextos ambientais.

5. Programas do tipo Vigilantes do Peso aceitam ex-participantes de volta sem censurá-los, independente do número de vezes que eles já tenham saído. Essa atitude é compatível com qual conceito da teoria de Carl Rogers? Por que?

R: É compatível com a tendência auto-realizadora, na qual os seres humanos tendem a satisfazer seus autoconceitos. Porque esses programas fazem os ex-participantes saberem que poderão voltar depois sem nenhum problema (o que funciona como um estímulo para que isso de fato aconteça), e estes por sua vez não precisam se preocupar com o compromisso de cumprir seus objetivos relacionados ao peso, pois sabem que poderão voltar a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias.

6. Um dos temas chave tratados pelos teóricos da personalidade é a consistência. As pessoas comportam-se da mesma maneira em uma variedade de situações ou o comportamento varia de acordo com as circunstâncias?

R: As pessoas tendem a agir de modo diferente de acordo com os tipos de situação, por exemplo, quando sabem que estão sendo observadas.

7. Quais são as formas mais importantes de avaliar a personalidade?

R: Os principais métodos de avaliação da personalidade são:

Entrevista pessoal;

Observação direta;

Testes objetivos (testes que são administrados e avaliados conforme um procedimento-padrão);

Testes projetivos (testes que consistem em estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com