TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade

Seminário: Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

A personalidade é o campo da Psicologia que mais considera a pessoa na sua totalidade, como indivíduos e como seres complexos. As pessoas compartilham muitas características, mas também se diferenciam com relação a muitas outras. O que uma teoria da personalidade busca é fornecer subsídios para que se encontrem ordem e relações significativas em meio a toda essa complexidade.

Perguntas que uma teoria da personalidade deve procurar responder são: Por que as pessoas são como são?

* Como e por que as pessoas são tão diferentes umas das outras?

* Por que as pessoas se comportam de determinado jeito?

* Por que alguns lutam contra seus sentimentos enquanto outros não o fazem?

* Por que algumas pessoas se saem bem em atividades onde outras, aparentemente com as mesmas capacidades, fracassam?

Os psicólogos da personalidade se interessam por aquilo que as pessoas têm de semelhante, assim como pelas maneiras nas quais elas diferem umas das outras. Os teóricos também se interessam pela pessoa como um todo, tentando entender como os diferentes aspectos do funcionamento psíquico se inter-relacionam; ou seja, o estudo da personalidade se concentra não apenas nos processos psicológicos, mas também nas relações entre esses processos. Uma definição de trabalho da personalidade pode ser: "a personalidade representa aquelas características do indivíduo que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos".

Uma teoria da personalidade completa deve cobrir:

Estrutura

A estrutura diz respeito aos aspectos estáveis da personalidade que representam os blocos organizadores e fundamentais. Alguns conceitos utilizados para se estruturar as teorias da personalidade são resposta, hábito, traço e tipo. Os tipos e as quantidades de conceitos empregados variam de uma teoria para outra. Outros aspectos importantes que devem ser considerados na definição da estrutura da personalidade são como essas unidades interagem e como elas se relacionam hierarquicamente.

Processos Motivacionais

Os aspectos de processo do comportamento humano dizem respeito aos conceitos motivacionais dinâmicos. Três principais categorias de conceitos motivacionais são considerados pelos teóricos da personalidade:

* Motivos de prazer;

* Motivos de crescimento ou auto-realização;

* Motivos cognitivos

As teorias de prazer focam na busca de satisfação e evitação da dor ou perda. Existem duas variações importantes deste tipo de abordagem motivacional: modelos de redução da tensão e modelos de incentivo. Os primeiros afirmam que as necessidades psicológicas criam tensões que requerem alívio e este alívio leva à satisfação. Nos modelos de incentivo o foco está na finalidade, no objetivo e nos incentivos que a pessoa busca alcançar.

As teorias de crescimento ou realização enfatizam os esforços do indivíduo para progredir e realizar o seu potencial, mesmo que isto eleve o nível de tensão.

Nas teorias cognitivas da motivação a ênfase está no esforço que a pessoa faz para compreender ou prever os eventos. A pessoa busca o conhecimento pelo próprio conhecimento.

3 .Crescimento e Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com