TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade Antissocial

Trabalho Universitário: Personalidade Antissocial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Abordaremos sobre um transtorno de personalidade, em breves linhas daremos o conceito de personalidade e transtorno de personalidade.

Trataremos sobre personalidade antissocial e depois ilustraremos com um caso hipotético.

Personalidade

Palavra derivada do grego persona, que significa máscara. Mas apresenta variações de significados ou conceitos.

A formação da personalidade é gradativa, alguns fatores auxiliam nesse processo, como a história de vida, forma de como interage no ambiente, carga genética, entre outros.

A personalidade faz com que o indivíduo se torne diferente dos demais, original e tenha suas particularidades.

Personalidade seria então o modo de ser do indivíduo, a forma com que sente as emoções ou mesmo o modo desse indivíduo agir.

Transtorno de Personalidade

O transtorno de personalidade aparece quando alguns fatores são mal ajustados ou de certa forma inflexíveis, prejudicando a adaptação do indivíduo que geram inquietação.

O tratamento ocorre de forma lenta.

Personalidade Antissocial

Padrão social do comportamento irresponsável, gosta de se dar bem à custa dos outros, não se enquadram nas leis e tem problema com a justiça.

São manipuladores em proveito próprio, tem dificuldade de se manter em empregos, insensibilidade aos sentimentos das outras pessoas, interage com outras pessoas para ter benefício (lucro), não conseguem ser submissos, são extremamente inteligentes, baixa tolerância a frustrações, incapacidade de assumir a culpa pelo seu erro, dificuldade de aprender com punições.

Tomam decisões impulsivas, são irritados e irresponsáveis, facilidade de estabelecer relacionamentos afetivos, mas dificuldade em manter vínculos duradouros e profundos.

Esse processo se inicia na infância ou adolescência e permanece na fase adulta indeterminadamente.

Também podem ser conhecidos como psicopatas, sociopatas ou transtorno de personalidade dissocial.

Caso

Um cidadão J.R., morava em uma cidade do interior, com bons antecedentes, sempre prestando serviço a comunidade, sempre ajudando os outros. Tinha vários relacionamentos afetivos, mas não durava muito com nenhuma das pretendentes, gostava sempre de mulheres ricas e viúvas. Aproveitando sempre da condição financeira das pretendentes, adquiriu imóveis em outra cidade próxima, onde faria outras vítimas. Não admitia o final do relacionamento, se este não fosse dado por ele, não conseguia administrar consigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com