TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade introvertida

Tese: Personalidade introvertida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

TRAÇOS DE PERSONALIDADE

INTROVERTIDA

A personalidade introvertida é aquela que tem o seu foco de atuação predominantemente para dentro do individuo, ou seja, que direciona a atenção para o seu mundo interno de emoções, impressões e pensamentos. Assim observa-se uma ação voltada para o interior que é a retenção das emoções, pensar antes de agir, facilidade em se expressar através de escrita, ter uma postura reservada. Sendo assim o introvertido ocupa-se dos seus processos internos suscitados pelos fatos externos. Para Carl Gustav Jung a pessoa introvertida sempre elabora uma opinião subjetiva a partir da percepção do objeto (do mundo), de forma que este tenha algo a mais daquilo que é oferecido pelos órgãos dos sentidos, ou seja, um caráter subjetivo. Jung aponta para o fato de que a expressão “fator subjetivo” não deve ter a conotação preconceituosa de algo que foge à realidade.

EXTROVERTIDA

A personalidade Extrovertida predominantemente se prende àquilo que recebe do mundo através dos órgãos dos sentidos, ou seja, a impulsividade (agir antes de pensar), atenção para a ação, tem facilidade em se expressar oralmente e uma boa oratória, para Jung a extroversão é a energia da pessoa que flui de maneira natural para o mundo externo de objetos. Extroversão significa “o fluir da libido de dentro para fora.”. O indivíduo extrovertido vai confiante de encontro ao objeto. Esse aspecto favorece sua adaptação às condições externas, normalmente de forma mas fácil do que para o indivíduo introvertido.

Jung faz a distinção entre introvertidos e extrovertidos sendo extroversão como o enfoque dado ao objeto e introversão como o enfoque dado ao sujeito. Assim, em relação ao tipo introvertido e extrovertido ele revelou: “um encarrega-se da reflexão; o outro, da iniciativa e da ação prática. Enfim, Jung chamou os tipos gerais de disposição de introvertido e extrovertido e vê diferenças como: “facilmente perceptíveis até por um leigo.. “Encontráveis em absolutamente todas as camadas da população.”

FRUSTRADO

Frustração é uma reação de natureza emocional em um obstáculo qualquer. A reação emocional frustrativa varia de pessoa a pessoa, de acordo com sua estrutura interna, As frustrações podem ser simples, passageiras, sérias. A pessoa passa a ficar frustrada no caso de um motivo intenso e persistente que não possa ser realizado, pois todo o sentimento obtido antes de uma realização dos objetivos ou desejos, o individuo tende a colocar no seu psicológico o obstáculo, e diante a um obstáculo que ocorre o aumento de tensão, e quando esse obstáculo se torna invencível acaba acontecendo a frustração. Ou seja a frustração nada mais é do que a reação diante da expectativa não correspondida. A primeira reação da frustração tende ser a agressividade que pode ser definida como uma reação de propósitos subversivos. Porém a

frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos.

BIBLIOGRAFIA

HALL, C., LINDZEY, G. Teorias da Personalidade . SP, Herder, 1966

HALL, C. S. e NOEDBY, V. Introdução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com