TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Ex Post Facto

Trabalho Universitário: Pesquisa Ex Post Facto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  18.024 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA EX POST FACTO

Definição: O estudo parte de um fato passado, ou seja, após a ocorrência de variações na variável dependente no curso natural dos acontecimentos. É uma modalidade de pesquisa muito utilizada nas ciências da saúde, é a pesquisa caso-controle. Esta é baseada na comparação entre duas amostras. A primeira é constituída por pessoas que apresentam determinada característica (casos) e a segunda é selecionada de forma tal que seja análoga à primeira em relação a todas as características, exceto a que constitui objeto da pesquisa. Por exemplo, numa pesquisa para verificar a associação entre toxoplasmose e debilidade mental, determinado número de crianças com diagnóstico de debilidade mental é submetido a teste sorológico com o intuito de inferir se tiveram ou não infecção prévia pelo Toxoplasma gondii. O mesmo exame é realizado em igual número de crianças sem debilidade mental, do mesmo sexo e idade, que funcionam como controle.

É usado também nas ciências sociais, pois permite a investigação de determinantes econômicos e sociais do comportamento da sociedade em geral. Por exemplo: duas cidades com aproximadamente o mesmo tamanho e características socioculturais semelhantes; instalado uma indústria em uma destas cidades, as modificações ocorridas nesta cidade pode ser atribuída ao fato da instalação da indústria por ser o único fator relevante observado.

Objetivo: investigar possíveis relações de causa e efeito, pela observação de alguma consequência existente e procurando refazer o caminho de volta através de dados, em busca de fatores causais plausíveis.

Características: não é possível a manipulação de variáveis independentes (as variáveis independentes chegam ao pesquisador como estavam, já feitas), pois lida com variáveis que, por natureza, não são manipuláveis; os dados são coletados depois que todos os eventos de interesse já ocorreram (ex-post facto).

Etapas da pesquisa ex-post facto:

 Formulação do problema;

 Construção das hipóteses;

 Operacionalização das variáveis;

 Localização dos grupos para investigação;

 Coleta de dados;

 Análise e interpretação dos dados;

 Apresentação das conclusões.

Vantagens: fornece informações úteis referentes à natureza do fenômeno; é útil em pesquisa onde não se pode controlar as variáveis.

Desvantagens: falta de controle sobre as variáveis independentes; menor confiança nos resultados em comparação com pesquisas experimentais (devido à falta de controle manipulativo das variáveis independentes); não dá para submeter aos testes.

Apesar das semelhanças com a pesquisa experimental, o delineamento ex-post facto não garante que suas conclusões relativas a relações do tipo causa-efeito sejam totalmente seguras. O que geralmente se obtém nesta modalidade de delineamento é a constatação da existência de relação entre variáveis. Por isso é que essa pesquisa muitas vezes é denominada correlacional.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com