TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralismo Cultural, Diversidade E Políticas De Inclusão Escolar.

Monografias: Pluralismo Cultural, Diversidade E Políticas De Inclusão Escolar.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

Pluralismo Cultural, Diversidade e Políticas de inclusão escolar.

Os/as educadores/as não poderão ignorar, no próximo século, as difíceis

questões do multiculturalismo, da raça, da identidade, do poder, do conhecimento, da ética e do trabalho que, na verdade, as escolas já estão

tendo que enfrentar. Essas questões exercem um papel importante na

definição do significado e do propósito da escolarização, no que significa

ensinar e na forma como os/as estudantes devem ser ensinados/as para

viver em um mundo que será amplamente mais globalizado, high tech e

racialmente mais diverso que em qualquer época na história. (p. 88)

O pluralismo cultural está presente no cotidiano de cada um de nós juntamente com a diversidade e a política de inclusão escolar.

Assim que o ano letivo se inicia nas escolas, o professor tem uma tarefa de extrema importância: reconhecer e aprender a trabalhar as diferenças, o multiculturalismo, a diversidade e a política de inclusão escolar. O docente precisa inserir no dia a dia do seu discente o respeito e a ética para que o mesmo possa saber conviver com as diferenças e usando seu relativismo cultural deixando-o falar mais alto e pondo de lado seu etnocentrismo.

Uma tarefa árdua, porém, de grande valor para a vida social dos seus alunos, pois, o mesmo irá trabalhar seu etnocentrismo, coisa não muito fácil de combater, esse aprendizado é levado para toda vida. O docente precisa encontrar métodos para chamar a atenção dos seus educandos, encontrar um ponto que quando tocado seja visto, para assim poder debater em sala de aula os mais diversos assuntos, discutir pontos de vista, culturas, religião, visão social, política, inclusão no ambiente que frequentam e etc.

Promover espaços para que seus educandos mostrem sua identidade cultural, essa identidade é a essência de cada um, suas crenças, sua maneira de expressar sua opinião, de agir.

É extremamente importante a vida em sociedade, a mesmo só é possível se tiver como ponto de partida o respeito, em uma sala de aulas se tivermos 45 alunos, teremos 45 maneiras diferentes de agir, de interpretar, de assimilação, de maneiras de respeito, de carência social. Deve-se tentar atingir todas essas formar de multiculturalismo e trabalhar de forma que todos entendam que a vida em sociedade só é possível se o relativismo cultural estiver presente, se as políticas de inclusão não ficarem somente na escola e sim levadas para nossa casa, a casa do nosso vizinho, do nosso amigo.

Em suma a escola é o berço de muitas crenças, de muitas culturas, se a diversidade for usada de maneira que possa ajudar o discente a se tornar um ser mais flexível com as diferenças a sociedade sairá ganhando e nossos filhos e netos viverão em um mundo muito mais pacífico e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com