TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar E Diversidade Cultural

Trabalho Escolar: A Gestão Escolar E Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  9.304 Palavras (38 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 38

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL-IESB

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

VIVIANE ALVES DE SOUSA

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO 1º ANO DO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MOSENHOR OTÁLICIO.

CARNAUBAL-CE

2013

VIVIANE ALVES DE SOUSA

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO 1º ANO DO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MOSENHOR OTÁLICIO.

Monografia apresentada ao Instituto de Educação Superior do Brasil-IESB, aplicada para obtenção do título de graduação em letras sob a orientação da Profª. Esp. Itamar Carvalho.

CARNAUBAL-CE

2013

VIVIANE ALVES DE SOUSA

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO 1º ANO DO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MOSENHOR OTÁLICIO.

Monografia apresentada como requisito necessário para a obtenção do título de Graduação em Pedagogia. Qualquer citação atenderá as normas da ética cientifica.

Monografia aprovada em ____/____/_______

Orientador: ______________________________________________

Profº.Esp.Itamar Carvalho

1°Examinador: _______________________________________________

Profª Ms.

Coordenadora: ______________________________________________

Profª Ms.

CARNAUBAL-CE

2013

Dedico esta monografia em memória á minha mãe Eliete Sousa e á meu pai Alberto Gonçalves , a meu marido Celso Santos por sua compreensão e incentivo na realização desse trabalho e aos meus filhos: Anne Nicoly e Ana Nirly que são a grande razão de minha esperança.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus que nos deu a vida e este sempre presente em meu caminho e pela oportunidade de concluir este trabalho.Em memória á meus queridos avós Maria de Jesus e Manuel Roberto, grandes educadores, que desde cedo mostraram o valor da vida e o compromisso de vivê-la de forma intensa, com o vigor e a sabedoria de um peregrino que sempre esta em busca de novos caminhos.

“... basta uma pequena semente para fazer brotar e crescer uma árvore enorme, que dará muita sombra, flores perfumadas e frutos saborosos. Quem sabe cada um de nós não é a generosa jardineira que vai plantar e regar com paciência e amor esta pequena semente?”.

(Marcos Bagno)

RESUMO

O presente trabalho tem como intuito demonstrar os fatores que influenciam na dificuldade dos discentes no processo de leitura e escrita no período da alfabetização. Vale salientar que a prática pedagógica é fator preponderante dessas habilidades e as dificuldades advindas desse processo, pois os mecanismos adotados pelos professores durante a intervenção pedagógica propiciará o avanço e desenvolvimento cognitivo, social. e cultural da criança. Quando a escola não propicia um atendimento personalizado e específico, a criança deixa de vivenciar situações de construção e identidade e a escola perde oportunidade de participar da construção dessas aprendizagens. Entende-se que a família exerce um papel significativo nesse contexto bem como no acompanhamento de descobertas das potencialidades e dificuldades de leitura e escrita desses alunos. E para realizar esses esclarecimentos esta pesquisa esta dividida em quatro capítulos que estão conectados, que tem suas especificidades. No primeiro capítulo procura relatar a história da dificuldade de aprendizagem, apresenta as principais dificuldades de aprendizagem, o papel da escola na dificuldade de aprendizagem, o impacto da ação dos pais na aprendizagem dos filhos, como Identificar os Alunos com Dificuldade na Leitura e Escrita e a estratégias para os alunos com dificuldade na aprendizagem. O segundo capítulo apresenta o conceito da leitura e escrita, o processo de alfabetização, e uma entrevista com Ana Teberoski. O terceiro capitulo mostra á pesquisa de campo no 1º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Educação Básica Mosenhor Otalício e sobre os resultados da pesquisa de campo.

Palavras-chave: Leitura; escrita; dificuldade de aprendizagem; intervenção pedagógica.

ABSTRAT

The present work has as intention to demonstrate the factors that influence in the students' difficulty in the reading process and written in the period of the literacy. It is worth to point out that the pedagogic practice is preponderant factor of those abilities and the difficulties of that process, because the mechanisms adopted by the teachers during the pedagogic

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com