TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE DIVERSIDADE PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

DIVERSIDADE PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR

LUCIANO MARINHO                        4300064128

JULIANA COSTA TEIXEIRA                4300064127

EDISON ALVES JUNIOR                        3875719803

JUCILEI ANTONIO __________                0000000000

VANESSA ___________________                0000000000

Professora EAD – Mariciane Mores Nunes

Professor-tutor a distância – Camila Mello Andriotti

Pindamonhangaba / SP

2012

SÍNTESE: DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

A luta pela sobrevivência seleciona os mais aptos, mais fortes, e elimina os menos dotados. (DARWIN).

        O Brasil é um país que possui uma diversidade cultural ampla, sendo esta sua característica mais inerente. Porém, dentro desta diversidade há um grupo predominante, que para ser aceito na sociedade é necessário ser “homem, branco, heterossexual e bem sucedido financeiramente”[1] caracterizando assim o padrão estético europeu.

Porém, os direitos fundamentais de toda pessoa, independente de seu sexo, cor, opção sexual e nível social, como alimentação, saúde, moradia, educação, etc devem ser garantidos, sem essa garantia o ser humano não é capaz de desenvolver-se e ter uma participação plena da vida. A capacidade de participação da vida não pode ser retirada do indivíduo, assim, como educadores é necessário termos a responsabilidade de trabalhar e desenvolver em sala de aula a inclusão social, levando o indivíduo a sentir-se participante do grupo ao qual está inserido.

        Isso nos remete a liberdade de escolhas de cada um, onde o respeito pela opção e escolhas do outro não deve ser questionada, porém vale ressaltar que pode-se participar das escolhas e opiniões do outro com o intuito de ajudar no alcance dos seus objetivos sem passar por situações e risco e ameaças externas, sendo o principal objetivo desse respeito manter a igualdade de direitos e deveres da população. Sendo o Brasil formado de uma sociedade plural, colocando em contato uma grande variedade de características culturais, ideológicas e religiosas, é um desafio manter a concordância entre os diversos grupos diante de tal diversidade.

        A colaboração que a diversidade cultural dirigida pelos direitos humanos traz para a sociedade é considerável; ela proporciona a troca de experiências entre indivíduos de diversas culturas oferecendo grandes oportunidades de desenvolvimento sócio-político além de treinar os envolvidos no respeito a opinião e prática de outras pessoas, assim sendo, o multiculturalismo no meio acadêmico é essencial e deve ser tratado como algo de imenso valor pois irá enriquecer os educadores em sua nobre tarefa de transmitir o conhecimento adquirido através de seus estudos e pesquisas e principalmente na prática diária da educação. Logo, é importante afirmar que deve haver reciprocidade entre os indivíduos das diversas culturas para que haja enriquecimento e valorização do outro objetivando assim a inclusão social de todas as culturas presentes no ambiente escolar.

        É urgente a realização de um trabalho de conscientização nos mais diversos segmentos da sociedade cujo propósito seja levar os indivíduos a compreensão de uma diversidade cultural e acima de tudo que é necessário o estabelecimento de limites nos julgamentos e que não deve haver discriminação entre negros e brancos, ricos e pobres, heteros e homossexuais. Após esse trabalho de conscientização é importante que pais, educadores entre outras pessoas que colaboram na formação intelectual dos educandos, inculcar na mente destes que é fato a existência de uma diversidade cultural, porém que os direitos adquiridos pela maioria predominante são os mesmos conquistados por negros, homossexuais, índios, religiosos, etc.

O preconceito, o racismo e a discriminação são temas urgentes que devem ser estudados com profundidade para que haja harmonia e respeito no ambiente escolar e para que haja uma abordagem eficaz na redução das diferenças, sendo necessárias atividades criativas que estimulem o desenvolvimento da razão, da formação de opinião própria e de uma consciência crítica em todo cidadão.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA (COMPARATIVO TEM QUE ESCREVER ALGUMA COISA)

[pic 1]

DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS

“Não importa se é rica ou pobre, toda criança deseja a liberdade. Mesmo com diferenças, no fim são todas iguais”.

[pic 2]

SITUAÇÃO EM PRÁTICA ESCOLAR RELACIONADA A DIFERENÇAS CULTURAIS E RACIAIS

Situação relatada por: Luciano Marinho

        ...

Situação relatada por: Juliana Costa Teixeira

As crianças brincavam quando a professora notou o afastamento de um aluninho. Ela continuou observando e viu quando outras crianças se aproximaram e disseram algo que deixou a criança bem triste. Aproximou-se e perguntou ao aluno: ”o que está acontecendo? por que você se afastou dos amiguinhos?”. O garotinho de sete anos começou então a chorar e contar o que estava acontecendo: “meus amiguinhos estão me chamando de porquinho dente podre, diz pra eles professora que eu não tenho dente podre, eu escovo os dentes diz  que meus dentes são assim porque eu tomei remédio errado quando eu era bebê, diz pra eles professora, diz?”. A professora acalmou aquela criança dizendo :”eu sei que você escova seus dentinhos, não se preocupe vou conversar com seus amiguinhos e explicar o que aconteceu”. Disse ainda: “seus dentinhos já estão moles e vão cair, no lugar nascerão dentes fortes e branquinhos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (365.7 Kb)   docx (226.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com