TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas públicas Da Saúde No Brasil

Trabalho Universitário: Politicas públicas Da Saúde No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Em 1900, no início do século o Brasil apresentava um quadro caótico pela presença de diversas doenças graves, como a varíola, a malária, a febre amarela que acabou gerando sérias conseqüências tanto para a saúde quanto para o comércio exterior, os navios não queriam vir para o Brasil em função da epidemia.

No começo do século XX , a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja, já os ricos tinham seus médicos.

Oswaldo Cruz, foi nomeado como Diretor da saúde pública e fez uma campanha como se fosse guerra para acabar com a febre amarela, os doentes de moléstias contagiosas era obrigado a ficar de quarentena , e a vacina contra a varíola passou a ser obrigatória, isso causou revolta por muitas pessoas que eram contra a vacina que fizeram uma manifestação.

Em São Paulo, o Drº Emilio Ribas foi morar com os doentes de febre amarela para provar que a doença não era transmitida pelo convívio. O porto de Santos concluiu sua obra de saneamento que foi dirigido pelo Drº Emilio Ribas e o porto estava livre das epidemias.

Em 1918 teve milhares de mortes causadas pela gripe espanhola, e as greves operárias marcam revolta. Inicia-se acordo entre patrões de operários, e operários retornam ao trabalho.

Em 1922 foi promulgada a lei Eloi Chaves que passa a regulamentar o direito de aposentadoria e de pensões , terão também direito de assistência médica e aposentadoria.

Em 1930 Getulio Vargas em sua cerimônia de posse cria os IAPs que passam a garantir assistência médica e aposentadoria aos trabalhadores, As tensões dos movimentos operários, a organização nacional do Partido Comunista Brasileiro, a liderança de Luiz Carlos Prestes e a Aliança Libertadora Nacional precipitam o fechamento do Congresso Nacional e o advento do Estado Novo. É criado o Ministério do Trabalho, que passa a gerir os IAPs.

Em 1945, Vargas é deposto, o Partido Comunista colocado na ilegalidade, os laboratórios farmacêuticos se estabelecem no Brasil. Getulio Vargas é eleito pelo voto popular para presidente e anuncia a criação do ministério da saúde , que vem para fortalecer as ações em saúde pública, a medicina preventiva.

Com a morte de Vargas e o advento do Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitscheck, no setor saúde, a idéia de planejar o desenvolvimento é fortalecida, o governo de Juscelino Kubitscheck teve um período de entusiasmo , com o desenvolvimento econômico , a implantação da industria automobilística e a construção de Brasilia.

Com os novos IAPs, a rede hospitalar se amplia e surge a chamada medicina de grupo com novas modalidades de oferta de serviços de saúde a classes sociais de maior poder aquisitivo.

É criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). O Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) não consegue manter a assistência médica e aumenta as contribuições dos trabalhadores. Surge o movimento pelas eleições Diretas. Com uma Previdência falida e a estrutura de Seguros de Saúde conquistando fatias de mercado de alto poder aquisitivo, acabam caracterizando-se pela construção e instalação de hospitais privados, com uma crescente capitalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com