TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas De Saúde No Brasil

Trabalho Universitário: Políticas De Saúde No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

No inicio do longa-metragem percebe-se um entusiasmo do povo em relação ao ano novo de 1900: Mostrando um contingente de pessoas em festa comemorando a esperança de um ano prospero e feliz. Há muito regozijo e clima de folia. Com um tom jornalístico surge a figura de um menino que traz sempre novas de epidemias ou doenças, as quais acabam de começar no Brasil em especial as grandes capitais como a febre amarela,cólera, varíola e malária. Em algumas cenas aborda os operários trabalhando em condições desumanas nas fabricas onde são explorados e maltratados.Até o início do século XX a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico, nos hospitais de caridade mantidos pelas igrejas. O apogeu do café exigia mão de obra migrante da Europa,pois os escravos tinham sidos libertos pela a Lei Áurea e as grandes lavouras de café necessitavam de mão-de-obra, que agora seria assalariada com um salário irrisório (no decorrer do tempo o Brasil foi mal visto pela a requintada Europa como um pais negro, a emigração branca européia seria uma solução adotada pela classe dominante de embranquecer a nação), havia muita fome clima de guerra e hostilidade nas terras natais destes emigrantes, empregadas de revoluções sociais. Pelo descaso com a saúde no Brasil e muitas epidemias a assolá-lo muito deles não queria nem passar perto de suas praias; assim é tomado pelo o governo algumas medidas sanitárias de saúde, com o intuito de melhorar a visão deste país no exterior. . Era de grande interesse controlar as doenças, pois prejudicavam a produção e aexportação do café, para se manter boas relações comerciais com o exterior, além de manter a política de imigração. Elas tinham entre suas atribuições aassistência médica ao funcionário e a família aposentadorias e pensões . Na década de XX é criado o primeiro sistema de saúde pública ,que é organizada pelo Dr.Oswaldo Cruz que copiou o modelo sanitarista americano de combate as epidemias,ele recorreu a técnicas para eliminar o mosquito transmissor da febre amarela, doença em alta, utilizando adedetização dos lugares mais propícios ao desenvolvimento do mosquito. As medidas adotada no Rio por ele, levou o prefeito a expulsar todos os pobres dos cortiços do centro da cidade, pois acreditava-se que ali estivesse a causadas enfermidades circulantes nesta cidade. Então a partir daí surge a`` revolta das vacinas``,onde algumas pessoas se recusavam a se vacinar obrigatoriamente.

Quando Getúlio Vargas toma o poder é criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelosInstitutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), que, por causa do modelo sindicalista de Vargas.

Em 1923 foi criando as Caixas de Aposentadoria e Pensão, essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários. A primeira delas foi a dos ferroviários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com