TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Horta Escolar Incentiva Educação Ambiental Em Maceió

Dissertações: Projeto De Horta Escolar Incentiva Educação Ambiental Em Maceió. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO I - TEXTO

Com base no texto, percebemos que é importante ressaltar o valor de promover iniciativas que transcendam o ambiente escolar, atingindo os pais e a comunidade na qual a escola está inserida, pois esse é o caminho para potencializar as informações e atividades relacionadas à educação ambiental e alimentar implementada na escola.

A horta inserida no ambiente escolar pode contribuir de forma significativa para a formação integral do aluno, haja visto que o tema engloba diferentes áreas de conhecimento como Geografia, Matemática, Biologia e Português e pode ser desenvolvido durante todo o processo de ensino.

A presença de plantas medicinais é excelente para estimular a realização de pesquisas com as famílias e comunidade acerca dos nomes populares, valor medicinal e o uso dessas plantas.

CAPÍTULO II

Projeto "Educando com a Horta" promove educação nutricional nas escolas do PR

Este projeto, idealizado por algumas instituições, tem como objetivo melhorar a qualidade e os hábitos alimentares das crianças em escolas do Paraná, associando a importância de uma alimentação saudável com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Nas escolas em que o projeto já foi implantado, os cuidados com a horta já foram incluídos no cotidiano das crianças, contribuindo para o desenvolvimento de uma alimentação saudável e do trabalho em grupo. O projeto está se desenvolvendo tão bem que estão usando os vegetais plantados para preparar a comida dos alunos.

Os profissionais idealizadores do projeto monitoram todo o procedimento auxiliando e ensinando as crianças a cultivar e cuidar de suas hortas através da prática do plantio e palestras, e depois ensinam a como aproveitar os frutos do trabalho através de aulas culinárias.

Foi iniciado um curso a distancia entre os educadores para que eles troquem experiências entre si e se aperfeiçoem para melhorar ainda mais o projeto.

Projeto “Educando com horta escolar” recebe inscrições

A iniciativa, fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), tem como objetivo a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A intenção do projeto é capacitar pessoas para promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental.

Todos os órgãos estaduais e municipais podem solicitar a inscrição. No cadastro, cada gestor deverá indicar um número mínimo de profissionais onde os mesmos irão participar de processo formativo com encontros presenciais e atividades na plataforma virtual.

Conclusão do Projeto: Programa educação com a horta escolar

Entende que a realidade das Unidades Escolares é muito propícia para o desenvolvimento de Hortas Escolares no Estado, onde antes havia solos não aproveitados, atualmente produzem vegetais nutritivos, que incrementam a Merenda Escolar.

De forma a atender as necessidades nutricionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com