TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS PARA LIMPEZA DE COMPANHIA AMBIENTAL APLICADO PÚBLICO NA ÁREA DE RECICLAGEM SÓLIDA

Tese: SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS PARA LIMPEZA DE COMPANHIA AMBIENTAL APLICADO PÚBLICO NA ÁREA DE RECICLAGEM SÓLIDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  Tese  •  4.019 Palavras (17 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II PROINTER II 2013/2

RELATÓRIO PARCIAL

MAURO DA ROCHA MOTA - RA 406275

OSÉIAS SOUZA DA SILVA - RA 433602

FRANCARLOS VALE SILVA - RA 434037

JOSÉ LIAS DA COSTA LA ROSA - RA 406873

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas ao Curso Superiores Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, orientado pelo Professor João Paulo como requisito para a avaliação da Disciplina PROINTER II para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Professora Presencial: Meg Rocha Serra

Manaus / AM

2013

RESUMO

O Projeto de Gestão Ambiental visa enquadrar a empresa nas normas internacionais de qualidade e de desenvolvimento sustentável, sendo entendida como um processo de adaptação contínuo, através do qual as empresas são definidas e redefinidas, em seus objetivos e metas relacionados à proteção ambiental, a saúde de seus empregados, assim como clientes e comunidade, além de selecionar estratégias e meios para atingir esses objetivos em tempo determinado através da constante avaliação de sua interação com o meio ambiente externo.

O objetivo geral deste trabalho e demonstrar a gestão ambiental da empresa para seus clientes e a pesquisa serão qualitativos, utilizando o método indutivo sendo feita também com base em bibliografia e documentos.

Logo a o conceito de gestão ambiental envolve diretamente questões estratégicas das organizações, o qual e necessário um determinado domínio sobre conceitos que serão mais adiante materializados envolvendo uma visão holística do processo.

PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UMA EMPRESA DE LIMPEZA PÚBLICA APLICADA NA ÁREA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa de Limpeza Urbana - Setor de Coleta de Resíduos Sólidos. Esta empresa atua na área de coleta de resíduos sólidos, representando 80% de seu faturamento. Nesse estudo aplicaremos na empresa os fundamentos da ISO série 14000, mais especificamente a ISO 14001, Especificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA), que será a norma em relação ao qual os sistemas de gerenciamento ambiental da empresa será julgado. Este trabalho abordará superficialmente cada passo da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, requerendo o envolvimento de toda a organização e demandando um tempo relativamente grande, no caso da real implantação do programa e da pretensão de buscar a certificação pela ISO 14001.

Este projeto seguirá os seguintes passos para a implantação do SGA, sendo:

1- Diretrizes Gerais;

2 - Política Ambiental,

3 - Planejamento Ambiental, 3.1 - Aspectos Ambientais, 3.2 - Requisito Legal e Outros, 3.3 - Objetivo e Metas, 3.4 - Programa de Gerenciamento Ambiental,

4 - Implementação e Operação, 4.1 - Estrutura e Responsabilidade, 4.2 - Treinamento, Concientização e Competência, 4.3 - Comunicação, 4.4- Documentação do Sistema de Administração Ambiental, 4.5 - Controle de Documentos, 4.6 - Preparação e resposta para situações de emergências,

5 - Verificação e Ação Corretiva, 5.1 - Monitorização e Medição, 5.2 - Não Conformidade e Ação Preventiva e Corretiva, 5.3 - Registros, 5.4 - Auditoria do Sistema de Administração Ambiental,

6 - Análise Gerencial.

1 - Diretrizes Gerais

Durante os trabalhos de implantação do Programa de Qualidade Total e dos estudos para o Planejamento Estratégico da Cia., verificou-se que o comprometimento da empresa com a questão ambiental do município é muito íntima. No momento da exposição dessa problemática pelo grupo responsável do Programa de Qualidade à Alta Direção da Cia., esta sensibilizou-se da importância de assumir, a sua parcela de responsabilidade, na condução da implantação do SGA. Este projeto alcançará um duplo objetivo, pois irá tratar as questões relativas aos processos internos e externos para viabilizar o seu trabalho, e deverá agir e influenciar àqueles que fazem uso de seus serviços. Este comprometimento duplo dar-se-á, pois o cliente da empresa, que é o poder público municipal, outorga para a Cia. todas as responsabilidades sobre esse setor, inclusive questões relativas aos programas de educação, conscientização ambiental e programas alternativos de coleta. Com este comprometimento solidificado nas gerências da Cia., a mesma delegou o comando da implantação do SGA ao responsável pela coordenação do Programa de Qualidade Total na Cia.. A empresa tem anos de experiência na área de coleta e sabe que deverá refletir sobre vários aspectos durante a implantação desse SGA, entre eles ressaltamos: os aspectos sociais, culturais e participativos da comunidade; educação, saúde e saneamento; poluição do ar, água e do solo.

1.1 - Avaliações do Desempenho Ambiental da Cia.

Para que possamos identificar na Cia. oportunidades de melhoria do desempenho ambiental, primeiro situaremos a empresa em relação às questões pertinentes ao meio ambiente. Foram distribuídos nos vários setores da Cia. questionário cujo conteúdo está baseado nas diretrizes do SGA da ISO série 14000. Este questionário foi respondido por gerentes e técnicos das diversas áreas como: setor de trafego, compras, administrativo, manutenção e de segurança e medicina do trabalho. Abaixo mostraremos como os profissionais pesquisados, vêm o comprometimento da empresa frente à questão proposta.

1 - Política Ambiental - A Cia. não possui uma política definida e voltada para o meio ambiente. Não têm conhecimento do comprometimento da alta direção.

2 - Aspectos Ambientais - Vêm que a empresa necessita identificar as atividades que causam impactos ao meio ambiente, mas não têm conhecimento se todos os serviços considerados críticos foram levantados.

3 - Requisitos Legais e outros - Sabem que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com