TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Meio Ambiente

Casos: Projeto Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-¬ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Para atingirmos esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con-ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

Nessa perspectiva, a Escola ela¬borou seu projeto “Des¬pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi¬dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.

- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra-das no meio em que vive.

- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

As ações podem ser assim resumidas:

1. Análise da realidade am¬biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.

Um dos problemas que será identi¬ficados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também envol¬vendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.

Não só a questão do lixo será analisada e modifi¬cada, mas também o desper¬dício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.

Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, perce¬bendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas.

É também proposta da Escola trabalhar com correspondências e/ou e¬mails, para troca de expe¬riências relacionadas aos temas propostos, bem como criar situações que possibilitem a criação de um “livro virtual”.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

MATEMÁTICA

1ª e 2ª séries

- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:

- conjuntos: agrupando por tipos de

embalagens, tamanhos, cores, formato.

- números cardinais e ordinais.

- Adição e subtração.

3ª e 4ª séries

- situações-problemas envolvendo emba¬lagens de supermercado trabalhando o

sistema monetário

- adição, subtração e multiplicação

- situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados e gráfico

de consumo de refrigerantes vendidos na cantina.

PORTUGUÊS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com