TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades de TDBChart

Monografia: Propriedades de TDBChart. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Monografia  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Delphi 7 Com Gráficos

Delphi 7 Com Gráficos

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Paulo 21 novembro 2011

Palavras: 1581 | Páginas: 7

...

gráficos no Delphi 7 utilizando o componentes DBChart. Gráficos com Delphi

Na maioria das aplicações de banco de dados alguma espécie de representação de dados gráfica é preferível ou até mesmo requerida. Para tal o Delphi inclui alguns componentes: DBImage, DBChart, etc. O componente DBChart liga uma base de dados a um gráfico. TDBChart O componente DBChart é uma ferramenta poderosa para criar gráficos de banco de dados.

Propriedades do TDBChart Usando o DBChart você pode rapidamente fazer gráficos ligados a datasets sem requerer qualquer código. O TDBChart se conecta a qualquer banco de dados suportado pelo Delphi. Nenhum código adicional é requerido - ou somente um pequeno como você verá. O editor de gráfico guia você através dos passos para conectar seus dados - você não tem necessidade de usar o Object Inspector. As bibliotecas de Runtime do TeeChart são incluídas tanto na versão Professional quanto na Enterprise do Delphi. O Delphi inclui também um DecisionGraph, na palheta Decision Cube.

Gráficos com Delphi 7

5

Entre as propriedades do TDBChart, temos: AxisVisible Legend MaxPointsPerPage Monochrome SeriesList View3d -Esconde os quatro eixos de uma vez; - Determina o texto e desenho das séries; - Propriedadeque controla a autopaginação; - Permite que o gráfico seja desenhado em modo monocromático; -Array contendo uma lista de todos os ponteiros das séries; - Determina se o gráfico será desenhado em três dimensões;

Preparando o Gráfico

Vamos criar no Delphi um formulário simples com um gráfico preenchido com valores de uma pesquisa no banco de dados. Siga os passos abaixo: Criando o Formulário Nesta etapa vamos definir a interface gráfica do formulário principal da aplicação. O formulário principal será a primeira janela a ser apresentada ao usuário do sistema quando iniciada a aplicação. Vamos agora criar o formulário principal, para isto sigar os passos abaixo: Inicie uma nova apicação no Delphi; Mude as seguintes propriedade deste formulário: Propriedade Position Capiton Valor poScreenCenter Gráficos com Delphi 7

Gráficos com Delphi 7

6

Coloque o seguinte conjunto de componentes no formulário: ADOConnection e ADOQuery do grupo de componentes ADO, depois insira o DataSource do grupo de componentes Data Access, o DBGrid e um DBChart do grupo de componentes Data Controls:

Gráficos com Delphi 7

7

Gráficos com Delphi 7

8

Vamos salvar a aplicação, clique no menu File Save All; Renomeie a Unit1 para unitGrafico.pas, e o Project1 para GraficoDelphi.dpr Use o Object Inspector para conectar o componente ADOQuery com o ADOConnection, o componente DataSource com o ADOQuery, e o componente DBGrid com o DataSource: Abra a propriedade ConnectionString do componente do ADOConnection. Aparece o seguinte quadro:

Clique em Build, e selecione o na propriedade do Data Link o “Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider” depois clique em avançar.

Gráficos com Delphi 7

9

Agroa ligue o banco de dados DBDemos.mdb (que fica em C:\Program Files\Common Files\Borland Shared\Data\dbdemos.mdb).

Gráficos com Delphi 7

10

Gráficos com Delphi 7

11

Clique agora no botão Testar Conexão e deverá aparecer a seguinte informação, “Test connection succeeded.” conforme mostra a figura abaixo:

Clique em OK. Vamos agora configurar no Object Inspector as seguintes propriedades do componente ADOConnection: Propriedade LoginPropomt Conected Valor False True

Selecione o componente ADOQuery e insira a seguinte string na propriedade SQL:

SELECT TOP 5 customer.Company, SUM(orders.itemstotal) AS SumItems, COUNT(orders.orderno) AS NumOrders FROM customer, orders WHERE customer.custno = orders.custno GROUP BY customer.Company ORDER BY SUM(orders.itemstotal) DESC

Gráficos com Delphi 7

12

Esta pesquisa usa duas tabelas: Customer e Orders. Esta pesquisa resulta em um recordset com 5 registros. O primeiro campo (Company) é o nome da empresa, o segundo (SumItems) é uma soma de todo os pedidos feitos pela companhia e o terceiro campo (NumOrders) representa o número de pedidos que foram feitos pela companhia. Note que as duas tabelas são ligadas em um relacionamento master-detail. Crie uma lista dos campos do banco de dados. Para chamar o Fields Editor, dê um clique duplo no componente ADOQuery.

Por default, a lista de campos está vazia. Clique com o botão direito, e selecione Add Fields para abrir uma lista com os campos recuperados pela pesquisa (Company, NumOrders, SumItems):

Gráficos com Delphi 7

13

Por default, todos campos são selecionados. Selecione OK. Apesar de você não necessitar de um conjunto persistente de campos para trabalhar com um componente DBChart, este deverá ser criado. A razão disto será explicada mais tarde. Mude a propriedade Active do componente ADOQuery para True no Object Inspector para ver o resultado da pesquisa durante o projeto. O formulário deve estar assim:

Gráficos com Delphi 7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com