TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova De Psicologia

Artigos Científicos: Prova De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

PROVA DE PSICOLOGIA

1. O que é motivação?

É uma força que nasce no interior de cada pessoa, ela determina o nosso jeito de ser e estar na vida que planejamos alcançar.

Infelizmente, muitas pessoas fracassam por esperar de outros motivos que as levem agir e lutar por seus objetivos, outros se rotulam motivadores, realizam grandes eventos e convenções, a fim de agregar pra si valores impossíveis.

Pessoas não motivam pessoas e muitos se frustram, entristecem, deprimem e se matam, por não acreditar que sua necessidade de realização pessoal, profissional, sentimental restringe a força de vontade e determinação individual e isto se encontra dentro de cada um.

2. De que forma você pode articular a letra da música com as teorias sobre motivação? Ilustre essas teorias com trechos da letra da música.

• Teoria das Expectativas de Vroom - Explica como influências das diferenças individuais ajudam a produzir algum tipo de motivação, relacionadas em suas crenças e expectativas, baseando-se em três pontos: ”o desempenho que se alcança é proporcional ao esforço que se faz”, “ o esforço que se faz é proporcional ao valor que se dá a recompensa” e “ se a recompensa for atraente, a motivação ára fazer o esforço será grande”.

Trecho da música: “... a gente não quer só comida, A gente quer comida diversão e arte, A gente não quer só comida, A gente quer saída para qualquer parte, A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé...”

• Teoria Comportamental de Skinner - Segundo ele, a frequência de um comportamento é determinada por suas consequências: “um comportamento que traz consequências positivas será repetido com mais frequência e outro que traz consequências negativas será mostrado mais raramente.”

Trecho da Música: “... A gente não quer só comer, A gente quer comer, E quer fazer amor, A gente não quer só comer, A gente quer prazer, Prá aliviar a dor, A gente não quer só dinheiro, A gente quer dinheiro, E felicidade, A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro, E não pela metade...”

• Teoria da Equidade, da missão, do sentido de Adams - Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.

Trecho da música: “... A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade...”

• A Teoria das Necessidades de Abraham Maslow – Para ele há cinco tipos de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as necessidades de estima (autoconfiança) e necessidades de autorrealização. Essa nova classificação permitiu uma nova visão sobre o comportamento humano, que não busca apenas saciar necessidades físicas, mas crescer e se desenvolver.

Trecho da Música: “... Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?...” (Necessidades Fisiológicas); “... A gente quer saída pra qualquer parte...” (Necessidade de Segurança);

“... A gente quer comer e fazer amor...” (Necessidade afetiva);

“... A gente quer comida, diversão e arte...” (Autoestima);

“... A gente não quer só dinheiro, A gente que inteiro e não pela metade...” e “ ... a gente quer a vida como a vida quer...” ( Necessidade de autorrealização).

• Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg - Em sua teoria classificou duas categorias de necessidades independentes entre si, ambas influenciando diferentemente no comportamento, a saber:

Ambiente de Trabalho: condições de trabalho e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com