TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psic Inst. De Saúde - Loretto

Artigo: Psic Inst. De Saúde - Loretto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  6.954 Palavras (28 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 28

O presente trabalho visa apresentar os dados e o resultado da observação e análise, das relações e funcionamento do Hospital Nossa Senhora do Loreto, embasada no referencial teórico da Análise Institucional.

Implicação do Grupo

O Hospital Nossa Senhora do Loreto foi escolhido pelo grupo por seu trabalho de referência a nível nacional no tratamento de pacientes com fissura labiopalatal (lábio leporino e fenda palatina), mas principalmente, pelo trabalho diferenciado e mais humanizado de preparação das crianças para a operação através da Técnica dos Bonecos Terapêuticos Lucy Afonso.

Metodologia

O grupo realizou sua pesquisa, através de observações de campo e realização de entrevistas semi-estruturadas com funcionários do HNSL.

Através de quatro visitas ao hospital, pudemos observar o trabalho de preparação das crianças e pais para a operação através da técnica dos bonecos terapêuticos, assim como observar a estrutura física do hospital e ambulatório, acompanhar a rotina de funcionamento e o trabalho voluntário da turma da folia, grupo de teatro clown.

Dados da Instituição

Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto

Estrada do Caricó, nº26 – Galeão, Ilha do Governador

Direção: 3399-2029

Administração: 3399-1983

Marcação de Consulta: 2462-3525

E-mail: hmnsloreto@rio.rj.gov.br

O Hospital é público, sendo administrado pela Superintendência de Serviços de Saúde Coordenação de Saúde da AP 3.1 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Existe há 53 anos e tem como missão “Atender com carinho e resolutividade a todos os que os procuram” (palavra expressa pela administração do Hospital).

1. Descrição do ambiente físico

Compõe o Hospital:

1 prédio de 2 andares – sendo dividido em enfermarias, auditório, refeitório, centro cirúrgico, salas dos médicos, postos de enfermagem, sala de recepção, sala de reunião, banheiros, cozinha, sala de televisão, UPG (Unidade para Pacientes Graves), farmácia, brinquedoteca, laboratório, raios-X, e copa.

1 ambulatório - funciona no térreo, ao lado do prédio do hospital e dispõe de 23 salas para atendimento, pátio externo, cantina, e salas de espera.

O hospital é todo adaptado para crianças, contendo todos os tipos de atrativos que as crianças costumam gostar. A limpeza é muito boa, não se percebendo nenhum tipo de sujeira nas paredes, acento, mobílias ou outros. O Hospital não tem “cheiro de hospital” nem mesmo aspecto mórbido, foi recentemente reformado e notamos que a maioria dos móveis é seminova. Tudo é muito enfeitado e diferente de um hospital para adultos. Existem muitos painéis, murais, fotos e informações espalhadas pelas paredes. Percebe-se todo um esforço dos funcionários em tornar o menos traumático possível a passagem das crianças pelo hospital. As janelas não possuem grades de proteção (apesar de receber crianças) e, portanto não tem aspecto de presídio.

2. Tipo de atendimento prestado

O Hospital é somente pediátrico, e oferece os seguintes atendimentos:

Ambulatorial - O ambulatório oferece as seguintes especialidades; pediatria, enfermagem, nutrição, otorrinolaringologia, odontologia, ortodontia, hematologia, cardiologia, gastroenterologia, alergologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, DEDDICA, Serviço de apoio à criança e aos Adolescentes vítimas de maus tratos, Serviços de laboratórios, farmácia, raios-X e vacinas.

Internação – Como o Hospital não tem emergências, todas as internações são por encaminhamentos, externos ou internos (do próprio ambulatório). A mãe (e/ou responsável) tem o direito garantido de acompanhar a criança antes, durante e depois da internação, sendo restrito apenas o acesso ao Centro Cirúrgico. As visitas são permitidas aos familiares. No ato da internação, a criança tem direito a levar um brinquedo de estimação e uma peça de roupa (para usar ao sair). A internação só acontece no dia da cirurgia, mais precisamente, horas antes. É feito todo um esforço para que a internação das crianças seja o mais breve possível. Todas as 2ª feiras, ás 9:30h, acontece a reunião pré-operatória, com os projetos “Recriando o Loreto” e “Bonecos Terapêuticos” (em anexo informações sobre os projetos), o objetivo é oferecer assistência psicológica à criança e sua família, como um preparo à internação e à cirurgia. Os pacientes internados têm acesso a brinquedoteca, um espaço onde a criança aprende, de forma lúdica, a superar seu momento de doença.

Cirurgia – O Hospital realiza todo tipo de cirurgia infantil em crianças até 12 anos (não tem aparelhamento para idades superiores), sendo sua especialidade a cirurgia plástica de fenda lábio palatina.

CEFIL (Centro de Fissurados Labiopalatais) – funciona nas dependências do Hospital e é referência no tratamento de portadores de Lábio Leporino e Fenda Palatina no Brasil, recebendo para tratamento, paciente de todo Brasil. Este serviço é aberto aos adultos. Através do CEFIL o Hospital faz a colocação de prótese de fenda palatina. É uma medida emergencial, utilizada para evitar que a criança que nasce sem a fenda não consiga se alimentar, ou morra asfixiada ao se alimentar ou ao dormir. A prótese é utilizada (em recém-nascido) até que a criança possa operar, é feita sob medida, e requer uma série de cuidados indispensáveis como o uso de pomadas e materiais sépticos, para não causar infecções ao bebê. A mãe é devidamente orientada e recebe todo o material necessário para manutenção da prótese, e os bebês são acompanhados durante todo o tratamento.

3. Característica do público atendido

A grande maioria das crianças atendidas é de famílias muito pobres que certamente não poderiam pagar pelo tratamento que o hospital oferece. O hospital atende crianças com várias anomalias e a maioria dos casos está associada ao uso de drogas e fatores genéticos. É comum a família ter dificuldades em aceitar a criança com anomalia, aparecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com