TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodrama breve historico

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

        O psicodrama como método de psicodiagnóstico, surge para auxiliar o paciente a obter uma percepção melhor de si mesmo e de seus comportamentos, ao contrario de outras linhas da psicologia, o psicodrama visa explorar e conhecer a totalidade do ser, considerando seu passado, presente e futuro como de total relevância para que se tenha uma compreensão melhor de si mesmo e de seus comportamentos que o integram. A escola do psicodrama trabalha com o paciente em cima de suas potencialidades e a forma criativa de ser, desenvolvendo novos comportamentos e abandonando outros que não trazem nenhum tipo de beneficio ao individuo.

        A origem do psicodrama se deu por Jacob Levy Moreno (1889-1974) psiquiatra romeno da época, que fundou em 1925 o teatro do improviso, onde o publico era atraído a criar suas próprias historias e personagens. Os fundamentos do psicodrama se dão ao composto das áreas da psicologia, filosofia e sociologia. É de suma importância à criatividade em todo este processo, os valores e os relacionamentos interpessoais, as mudanças coletivas e o uso da arte em terapia em massa eram seus princípios fundamentais no psicodrama.

        Os trabalhos de Moreno começaram a obter grande prestigio a partir dos anos 40 quando suas terapias de grupos foram aplicadas para os mais diversos campos como escolas, profissionais de vendas e até mesmo militares foram submetidos a trabalhos em grupos, no qual Moreno defendia com grande ímpeto sua eficácia, é importante ressaltar que suas ideias a respeito à psicoterapia de grupo e ao psicodrama, não foram aceitas de imediato pelos profissionais da área da psique. Mesmo assim Moreno não se deteve, permanecendo dedicado ao psicodrama, inovando suas teorias ainda que as abordagens nãos psicanalíticas, permaneciam sem muita aceitação na época.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com