TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Histórico Da Educação Matemática

Trabalho Escolar: Breve Histórico Da Educação Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

FARIAS, Luiz Márcio S.: Breve histórico da Educação Matemática

No primeiro momento o autor faz um levantamento histórico sobre a Educação Matemática, apontando as preocupações e os objetivos que deram vida a Educação Matemática. Citando pesquisadores como Kilpatrick (1992), ele destaca três determinantes para o surgimento da Educação Matemática e atribui seu grande salto ao Movimento da Matemática Moderna, tanto no mundo (anos 50 e 60) quanto no Brasil (anos 80), ressaltando os grupos de pesquisas mais importantes desse movimento.

No segundo momento o autor fala sobre o que é a Educação Matemática, e para tal explicação ele aborda o entendimento do objeto e do objetivo e para citando Lorenzato & Florentini (2011) e define Educação Matemática através de três autores: SOUZA, CARVALHO e o próprio FARIAS que a define como: “uma área de estudos e pesquisas que está na interseção de vários campos científicos (Matemática, Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Epistemologia, Ciências Cognitivas, ...), mas que possui seus próprios problemas e questões de estudo, não podendo ser vista como aplicação particular desses campos e sim como um campo de pesquisa amplo, que busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem de Matemática.” (FARIAS, 2010).

No terceiro momento FARIAS faz uma abordagem rápida sobre o que vem a ser tendência. Ao falar sobre tendências em Educação Matemática, o autor cita FIORENTINI e aborda as fases das tendências como empírico-ativista, formalista-moderna, tecnicista, construtiva, histórico-crítica e tendência sócioetnocultural. Ao falar sobre tendências atuais em Educação matemática, o autor cita CARVALHO e LOPES & BORBA e ainda aponta e discorre sobre algumas dessas tendências atuais como: Educação matemática crítica, Etnomatemática, TIC’S, Escrita na matemática, Modelagem Matemática, Literatura e Matemática, Resolução de problemas, História da Matemática, Compreensão de textos, jogos, didática da Matemática, mudanças curriculares e efeitos dessa mudança que envolvem temas e problemas de interesse da pesquisa em Educação Matemática como: Movimento da Matemática Moderna, estudos comparativos, uso da modelagem, entre outros. Cita-se também o desenvolvimento profissional de professores, as práticas de avaliação e algumas linhas internacionais de pesquisa em educação Matemática, apontadas segundo BATANERO & COL (1992).

O texto analisado é extremamente útil para os estudantes da área, tanto histórica como social, sendo rica em referências, permitindo a atualização do assunto em questão.

Luiz Márcio S Farias é professor doutor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com